Sem-teto e CDHU fecham acordo sobre ocupação em Santo André

Acampamento em Santo André abriga 1.500 famílias (Foto: Luciano Vicioni)

Protocolo assinado ontem (2) formaliza intenção da companhia de comprar terreno ocupado no Jardim do Estádio

Por: Carol Scorce, do ABCD Maior

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) assinou ontem (02) protocolo que formaliza a intenção de comprar a área hoje ocupada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) no Jardim do Estádio, em Santo André. O acordo foi feito entre o presidente da companhia, Antônio Carlos do Amaral Filho, e dirigentes do movimento.

Para conseguir a reunião, realizada no Palácio dos Bandeirantes, cerca de duas mil famílias de sem teto marcharam até o local. Dessas, pelo menos mil são da região. As demais, do acampamento Novo Pinheirinho-Embu.

“O governo do Estado quer evitar um novo confronto com a polícia, como houve no Pinheirinho, em São José dos Campos. Eles se comprometeram a pedir para a PM (Polícia Militar) não cumprir a reintegração de posse enquanto os governos e o movimento negociam uma saída definitiva para aquele povo”, afirmou Zezito Alves, coordenador nacional do MTST.

A ocupação Novo Pinheirinho-Santo André foi feita na madrugada de 3 de março, um domingo, e hoje (3) completa um mês. Começou já com 500 famílias, número expressivo para ocupações de espaços urbanos, e em pouco tempo o MTST, que possui trabalho constante de base em favelas e periferias, conseguiu massificar o acampamento. Em uma semana já eram mais de mil famílias.

Por questões estruturais do terreno ocupado, que é parcialmente acidentado, o movimento precisou congelar a ocupação em 1.500 famílias. Hoje há, de acordo com a coordenação da ocupação, cerca de 400 famílias em uma lista de espera.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/04/movimento-sem-teto-pode-conseguir-area-no-abc

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.