Diálogo de saberes indígenas

Projeto Berço das Águas é selecionado para participar do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental em Salvador/BA.

Cuiabá (MT) – O Projeto Berço das Águas foi selecionado para participar do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que será realizado em Salvador (BA) entre os dias 28 e 31 de março. A iniciativa será apresentada através de painel pela educadora ambiental do projeto, Artema Lima, no dia 30 de março.

Dentro do Projeto Berço das Águas, a educação ambiental crítica tem sido o aporte teórico com princípios do diálogo, do respeito e da valoração dos saberes das diferentes culturas. O conhecimento do calendário nativo permite estabelecer processos que consideram as demandas socioculturais dialogando com as ações propostas pelo projeto. A valorização do sistema tradicional, considerando os mecanismos indígenas da organização social e política, favorece a participação das lideranças e estimula o maior envolvimento possível da comunidade nos processos em curso e nas instâncias decisórias.

Essa proposta dialoga com as experiências de gestão conduzidas pelos próprios indígenas, como o manejo da seringa, da castanha e do pequi. Intercâmbios de experiências junto a outros povos indígenas, e ainda a realização de oficinas, cursos de formação e seminários, foram oportunidades relevantes de trocas de conhecimentos a partir da linha da educação ambiental no projeto. “A principal contribuição do Projeto Berço das Águas é promover a visibilidade de outros modelos de sustentabilidade ambiental e cultural nos territórios, além do diálogo de saberes na construção de sociedades sustentáveis”, explica Artema Lima.

Entre outras ações, foi publicada em parceria com o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte da UFMT (GPEA), Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (REMTEA) e Instituto Caracol, a “Avaliação Ecossistêmica do Milênio e o pensamento indígena”. O trabalho foi resultado de uma oficina com representantes dos povos Myky, Manoki, Nambiquara, Xavante de Marãiwatsédé e Kayabi, que expressaram através de relatos, desenhos e poesias suas visões sobre seu modo de vida e o que esperam do futuro.

O Projeto Berço das Águas é executado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Em 2012, vai facilitar a elaboração de planos de gestão territorial junto a povos indígenas da bacia do rio Juruena (MT), visando a estruturação de cadeias produtivas, o fortalecimento cultural e a conservação ambiental.

Projeto Berço das Águas

O quê: Projeto para elaborar planos de gestão territorial em terras indígenas do Noroeste de MT e fomentar cadeias produtivas de frutos nativos do Cerrado e da Amazônia para fins de geração de renda e sustentabilidade ambiental dos territórios.

Para quê: Apoiar a gestão territorial e a melhoria das condições de vida dos povos Manoki e Myky.

Quando: 2011-2012

Quem: Operação Amazônia Nativa (OPAN), com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental

Onde: Terras Indígenas Myky e Manoki, no município de Brasnorte (MT)

OPAN

A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente, suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.

Enviada por Henyo – IEB para a lista superiorindigena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.