DF – Manifesto das Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

REFORMA AGRÁRIA: POR  JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR!

Nós, mulheres trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na madrugada de oito de março de 2012, com 600 famílias, ocupamos parte da Fazenda Toca da Raposa, pertencente à TERRACAP. A área é situada em Planaltina e é área pública, “grilada”, com cerca de 1258  hectares.

Reivindicamos o combate à grilagem e a destinação da área para o trabalho e a moradia das famílias sem-terra, com a construção de um assentamento de reforma agrária no local. É vergonhosa a inércia do governo diante do uso indevido das terras que pertencem ao Estado.

Esta mobilização faz parte da jornada de lutas das mulheres camponesas no Distrito Federal.

Estamos preocupadas com a nossa segurança e queremos denunciar a presença de homens fortemente armados nas proximidades do acampamento. Eles se aproximam do acampamento com cavalos e armas de grosso calibre como forma de intimidação de nossas famílias.

Entendemos que essa situação coloca em risco nossas famílias acampadas e compreendemos que é dever do Estado garantir a segurança. Solicitamos as devidas providências no sentido de coibir qualquer ação violenta contra as famílias acampadas.

Partindo dessa realidade, nós, mulheres camponesas, preocupadas com a segurança dos nossos filhos e companheiros, queremos responsabilizar o Estado por qualquer ato de violência que acontecer com qualquer pessoa aqui acampada.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Distrito Federal e Entorno
Contatos:
Viviane Moreira: (61) 9636 1029
Lucimar: (61) 9925 3359

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.