Líder indígena pede que Senado viabilize audiência com Dilma para discutir demarcação de terras

O líder indígena Eliseu Lopes, da etnia Guarani-Kaiowá, pediu a intermediação de senadores para que seja marcada audiência de lideranças indígenas do país com a presidente Dilma Roussef. Ele se queixou que, desde sua posse, Dilma ainda não abriu espaço em sua agenda para receber os representantes da comunidade indígena.

O pedido foi feito ao fim da audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que serviu para debater a questão da demarcação de novas áreas de reservas indígenas. O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), propositor da audiência, respondeu positivamente em relação ao pleito para a audiência com Dilma.

O debate revelou divergências entre as posições defendidas por representantes do setor produtivo e a Funai, assim como do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). O representante, Kleber Buzzatto, esclareceu que o que se pretende não é a demarcação indiscriminada de terras, mas assegurar espaços necessários à “sobrevivência física e cultural das comunidades”.

Já o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Anaximandro Almeida, expressou preocupação com a redução do volume de terras destinadas à produção e com a situação de agricultores que se estabeleceram há muitas décadas, como parte de políticas de colonização. Ele defendeu como marco geral de reconhecimento de terras indígenas as áreas que as comunidades efetivamente ocupavam quando entrou em vigor a Constituição de 1988, com retroação apenas nos casos comprovados de esbulho.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/03/08/lider-indigena-pede-que-senado-viabilize-audiencia-com-dilma-para-discutir-demarcacao-de-terras

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.