Audiência Pública da Comunidade de Rio dos Macacos com a Secretaria Geral da Presidência

Objetivamente, este é um vídeo da Audiência Pública da Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos e entidades da sociedade civil com a Secretaria Geral da Presidência da República, Fundação Palmares e INCRA, com comentários críticos na tela. Só que ele é muito mais que isso.

O Governo garante que nada acontecerá no dia 4 de março, quando venceria o prazo para a demarcação ou para a reintegração (???) de posse pela Marinha; promete a criação de uma Câmara de Negociação (que até hoje não foi instaurada); explica que, antes de mais nada, o Incra tem que medir e delimitar a comunidade; e aí, finalmente, mostra as garras. Diz que – só se a comunidade aceitar, claro! – a Marinha oferece um terreno contíguo ao do Quilombo, cerca de 1,5 km distante, onde poderão construir as casas necessárias, ter água, saneamento, hortas, tudo…

A fala é interrompida por uma mulher negra: “Pelo amor de Deus, me deixe falar! Olhe: o Quilombo não troca, não vende e não faz negociação!”  Palmas calorosas. O discurso oficial acabou. Aí são depoimentos da comunidade emocionada, tocantes no geral. 

Um homem é mais prolixo, mas igualmente claro: “Remover é a mesma coisa que estar matando a gente! (…) Meus pais nasceram aqui, eu nasci e me criei aqui. Meus pais já é falecido, mas às vezes eu saceio a saudade de meus pais debaixo de um pé de fruta que eles plantou. Então, eu como a jaca, como a manga…”.

Mais um: “Tem gente que diz que tem que agradecer à Marinha. Eu não agradeço. Eu acuso pelo que ela faz! (…)  E acho que tá na hora da Justiça, de todos os órgãos ver que a Marinha não é dona do pedaço!”

Vale assistir. Vale se deixar envolver. Vale se indignar. A comunidade do Quilombo do Rio dos Macacos merece que vivamos com eles esses 33 minutos de gravação.

Tania Pacheco.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.