Fernanda Giannasi: sentença do amianto deve sair às 10h de segunda, dia 13 de fevereiro

Fernanda Giannasi já está na Itália, onde acompanhará de perto os passos finais do “Julgamento do Amianto”, cuja sentença está prometida para as 10 horas de segunda-feira, dia 13. Antes de viajar, Fernanda falou da sua expectativa a respeito:

“Eu espero o fim da impunidade a este crime perpetrado contra a humanidade, tal a sua dimensão e gravidade. No Brasil, estamos apenas começando a conhecer o problema do mesotelioma e os números já são assustadores. Eu espero a condenação dos responsáveis por este genocídio. Não se trata de vingança e sim de JUSTIÇA”.

Para ela, o julgamento equivale ao do Tribunal de Nüremberg, que julgou os chefes nazistas pós II Guerra Mundial, pela dimensão planetária dos danos causados pelo amianto e também pela postura dos que enriqueceram à custa da doença e da morte:

“Os imputados têm tando desprezo pela vida humana que foram capazes de oferecer 18,3 milhões de Euros para a cidade emblemática por sua história de luta, com milhares de mortos por mesotelioma e câncer de pulmão contabilizados, que é Casale Monferrato, enquanto no Brasil a Eternit, atualmente nacionalizada, fatura 1,1 bilhão de Euros ao ano. É um escárnio, um insulto!”.

No dia 18 de fevereiro, Fernanda estará em Milão, onde participará do Congresso da Medicina Democrática, já depois do  julgamento de Casale Monferrato. Lá, ela espera “celebrar esta grande vitória cívica e de resistência a este grave quadro epidêmico, que está sendo denominado pelas autoridades de saúde italiana como uma EMERGÊNCIA NACIONAL. Pois eu a chamaria de emergência GLOBAL ou PLANETÁRIA. E iria mais longe, reproduzindo as sábias palavras das mães argentinas da Plaza de Mayo com seus indefectíveis lenços na cabeça: ‘Não Perdoar; Não Esquecer os Mortos; e Lutar sempre por Justiça, mesmo que demorada’.  Como diria uma outro argentino célebre e herói em seu país: ‘Hasta la victoria, siempre!’ (Che Guevara)”.

Tania Pacheco.

Comments (2)

  1. A questao do amianto colocada dessa forma da a impressao de uma materia sensacionalista. Crime contra a humanidade…Tribunal de Nuremberg…
    Comparar a exploracao do amianto ao Nazismo e uma atitude muito estranha…Obviamente foram contaminadas muitas pessoas, trabalhadoras ou consumidoras… mas a materia nao relata toda a evolucao no processo de extracao e industrialização que o amianto cristila sofreu nesse periodo… nem menciona que nao existem casos de trabalhadores contaminados desde a decada de 80.
    O banimento do Amianto certamente serve a duas frentes… uma social e humanitária que quer o banimento pensando na saude… outra capitalista… que quer o banimento para ter um concorrente a menos no disputado e crescente mercado de materiais de contrução…
    Eu acredito que decisoes do presente nao devem se basear em fatos passados… mas sim em fatos presentes…
    Se a forma que o amianto crisotila e extraido e consumido hoje sao de fato maléficos a saude das pessoas… o aminto deve ser banido… senao ele nao deve ser banido…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.