Chile: pescadores artesanais interditam rodovia pelo fim da pesca de arrasto

Manifestação se transformou em confronto entre policiais e pescadores que se dizem prejudicados pelas grandes indústrias pesqueiras

Por: Lielson Tiozzo

Enquanto equatorianos protestam contra o fim da pesca de arrasto, no Chile cenas de “guerra” estão acontecendo porque pescadores querem mais atenção do Governo, pedindo, justamente, o contrário: a proibição da modalidade de captura em massa.

A pequena Lebu, a cerca de 700 km ao sul de Santiago, está “ilhada”, como define o site do diário chileno La Tercera. Isso porque pescadores artesanais fizerem bloqueios em todos os acessos à cidade localizada na Província de Arauco como forma de pressionar as autoridades a “ouvi-los”. As barreiras foram montadas nessa quarta-feira, 1, e devem durar, no mínimo, até sábado, ou até quando os manifestantes forem atendidos.

Os pescadores exigem de todas as formas a completa proibição da pesca de arrasto e o estabelecimento de uma zona de proteção desde a Ilha Mocha até a Ilha de Santa Maria.

“Aqui mais de 60% da população vive da extração de recursos marinhos. Muitos estão perdendo suas fontes de trabalho por causa da atuação das grandes empresas de pescado. Precisamos de mais compromisso de toda a Província de Arauco”, declara o chefe dos pescadores de Lebu, Leonel Lucero.

O primeiro dia de protesto não foi nada pacífico. Em um dos pontos de bloqueio feitos com barricadas com fogo, policiais entraram em confronto com os manifestantes e três pessoas acabaram gravemente feridas. Pior: o fogo se alastrou para uma floresta preservada, causando um grande incêndio. Bombeiros foram chamados e logo conseguiram controlar o desastre.

http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/noticias/noticias.aspx?c=4356

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.