Cássia Valadão
Na Praça XI, Centro do Rio, este domingo 20, Dia da Consciência Negra, começou meio preguiçoso, mas logo o pessoal da capoeira, por volta das 7h, com seu gingado e canto, tratou de despertar os ainda adormecidos. Junto ao busto de Zumbi dos Palmares, ou melhor, um símbolo do guerreiro hoje homenageado, haja vista ser a imagem, na verdade, o rosto de um príncipe nigeriano, os capoeiristas criaram uma espécie de trilha sonora para a chegada das baianas e integrantes do afoxé Filhos de Ghandi.
Responsáveis pela lavagem do busto de Zumbi, os religiosos, conforme explicou a ekedi Maria Moura, além do tributo, pedem paz para a cidade do Rio e saúde para os cariocas: “Esta tradição veio da Bahia, do sincretismo religioso dos séculos XVII e XVIII. Os escravos se encontravam na Igreja de Conceição da Praia e seguiam até a Igreja do Senhor do Bonfim, onde promoviam a lavagem bastante conhecida, para adorar os deuses africanos. Eles levavam água de cheiro com alfazema e vassouras”.
Ainda segundo Maria Moura, Ihá Nasso, Ihá Deta e Ihá Calá teriam sido as três princesas que trouxeram as tradições africanas para a Bahia, onde fundaram os três primeiros terreiros, o Gantois, Apofonjá e Casa Branca. Já no Rio, a cultura africana teria desembarcado com Tia Ciata e as baianas da Praça XI, Carmem do Xibuco, Esmeralda e Mariquinha do Pandeiro.
A lavagem na Praça XI, todavia, teve início somente em 1986, com a chegada do busto – sendo o pedido atendido pelo então secretário Darcy Ribeiro -, uma das primeiras reivindicações do movimento negro, que desejavam ser representados na cidade pelo ícone de sua luta, morto em 20 de novembro de 1695.
O ritual, nesta manhã, foi realizado pouco antes das 10h, sendo antecedido por grupos de afoxé, como Imalê Ifé e Maxambomba, que prestaram suas homenagens. Todos juntos também rezaram por Carlinhos de Jesus, que agora sofre pela perda de um filho. A festa, coordenada pelo Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), com apoio do governo do Estado, se estenderá por todo o dia, com apresentações de teatro, músicos e escolas de samba em palco montado no local.