Vítimas da ditadura entregam ao governo lista com nomes para Comissão da Verdade

Com o objetivo de fortalecer o trabalho da Comissão, o Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça – formado por familiares de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e organizações e defensores dos direitos humanos – encaminhou oficialmente à Presidência da República uma relação de nomes representativos dos movimentos sociais e da sociedade civil, com a finalidade de que sejam indicados para compor a Comissão Nacional da Verdade.

Bia Barbosa

Como informou a Carta Maior, a presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (18) a lei que cria a Comissão Nacional da Verdade. O próximo passo será indicar as sete pessoas que integrarão a Comissão. Os escolhidos têm de ser “brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos”.

Com o objetivo de fortalecer o trabalho da Comissão, o Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça – formado por familiares de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e organizações e defensores dos direitos humanos – encaminhou oficialmente nesta quinta (17) à Presidência da República uma relação de nomes representativos dos movimentos sociais e da sociedade civil, com a finalidade de que sejam indicados para compor a Comissão Nacional da Verdade.

O Comitê da Verdade-SP acredita que, diante das limitações e problemas do texto aprovado no Congresso, a investigação sobre os crimes da ditadura militar só alcançará resultados efetivos se a Comissão Nacional da Verdade vier a contar, entre seus integrantes, com pessoas comprometidas com a sua total autonomia.