Fundaj lança livro sobre a trajetória dos povos indígenas do Nordeste

indios

A trajetória dos índios nordestinos sob uma interpretação crítica e inovadora é recontada no livro A presença indígena no Nordeste, que será lançado na próxima terça-feira (22), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, no Recife. O livro é uma parceria da Fundaj com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e reúne artigos de mais de 20 pesquisadores regionais e nacionais.

Organizado pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, o trabalho faz um diálogo interdisciplinar, refletindo pensamentos críticos em relação à forma preconceituosa e superficial que, de modo geral, os índios do Nordeste brasileiro têm sido vistos pela sociedade.

As reflexões contidas no livro buscam a compreensão dos fatos históricos que marcaram os séculos 17 e 18, rompendo com paradigmas tradicionais que por muitos anos marcaram a produção do conhecimento da etnologia indígena brasileira. Entre os temas estão os mecanismos de controle e de expansão a que os indígenas foram submetidos no Brasil colonial; dos objetivos da criação Diretório dos Índios nos séculos 18 e 19; e o processo de emergência indígena do Nordeste desencadeado no século 20.

A presença indígena no Nordeste conta com artigos de 24 pesquisadores e pesquisadoras, são eles: Lígio de Oliveira Maia (UFC), Ronald Rominelli (UFF), Geyza Kelly Alves da Silva, Charlotte de Castelnau L’Estoile (UP-UFF), Ricardo Pinto de Medeiros (UFPE), Juciene Ricarte Apolinário (UFCG), Marcos Galindo (UFPE), Ana Stela de Negreiros Oliveira (IPHAN-PI), Fátima Martins Lopes (UFRN), Cristina Pompa (UFSP), Sarah Maranhão Valle, Isabelle Braz Peixoto da Silva (UFC), Maria Rosário de Carvalho (UFBA), Eloi Magalhães, Mariana Albuquerque Dantas, Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN), Edson Silva(CA-UFPE), Rodrigo de Azeredo Grünewald (UFCG), Estêvão Martins Palitot (UFPB),Edwin Reesink (UFPE), Rebeca Gontijo (UFRRJ), Edmundo Pereira (UFRN) e Marcondes Secundino (Fundaj).

Durante o lançamento do livro A presença indígena no Nordeste, haverá um seminário com duas mesas-redondas. A primeira, que começa às 15h, é História Indígena no Nordeste, com a coordenação de João Pacheco de Oliveira. E a segunda, às 18h, Convênios e Parcerias Institucionais, coordenada por Rita de Cássia de Araujo, diretora de documentação da Fundaj. O evento é aberto ao público.

SERVIÇO:

Seminário de lançamento do livro
Quando: 22 de novembro de 2011 (terça-feira), a partir das 15h.
Onde: Sala Calouste Gulbenkian, Fundação Joaquim Nabuco, no campus Gilberto Freyre (Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife).

Mesas-redondas:

História Indígena no Nordeste
Horário: das 15h às 18h
Coordenação: João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ)
Expositores:
Carlos Guilherme do Valle (UFRN)
Edwin Reesink (UFPE)
Edson Silva (Colégio de Aplicação-UFPE)
Estevão Palitot (UFPB)
Isabelle Braz Peixoto da Silva (UFC)
Juciene Ricarte Apolinário (UFCG)
Marcondes Secundino (FUNDAJ)
Marcos Galindo (UFPE)
Ricardo Pinto (UFPE)

Convênios e Parcerias Institucionais

Horário: das 18h às 19h30
Coordenação: Rita de Cássia de Araujo (Diretora de Documentação da Fundaj)
Expositores:
Fernando Freire (Presidente da Fundaj)
João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ)
Jorge Siqueira (Ex-diretor de Pesquisas Sociais/Fundaj e professor da UFPE)
Anísio Brasileiro (Reitor da UFPE)
Diogo Simões (Presidente da Facepe)
Uilton Tuxá (Coordenador da Apoinme)

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1474&textCode=16850&date=currentDate

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.