Atuação do Brasil na África resgata a paz e a ordem

Alice Maciel e Maria Clara Prates

Os frutos políticos da intensa atuação do Brasil na África já começam a ser colhidos pelo país perante a comunidade internacional. Depois de experiências bem-sucedidas em alguns países do continente africano, o Brasil foi escolhido pela Guiné-Bissau – com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,2 e expectativa de vida de apenas 46 anos – para presidir, em 2007, a Comissão de Consolidação da Paz (CCP) das Nações Unidas do país, devastado por seguidas guerras civis. O governo brasileiro não só aceitou a primeira missão como o desafio de reformular, dois anos depois, todas as forças de segurança do parceiro africano, onde existiam nove agências policiais para 1, 4 milhão de habitantes. Uma desorganização que preocupava, especialmente diante da constatação pelas Nações Unidas de que 50% de toda a droga apreendida na Europa tinha como rota países da costa ocidental africana, entre eles a pequena Guiné.

O embaixador do Brasil naquele país, Jorge Kadri, explicou que o governo brasileiro já investiu mais de US$ 20 milhões na parceria e, periodicamente, ainda faz a doação de US$ 8 milhões em antivirais e preservativos para combate à aids. Kadri disse que a cooperação com a Guiné-Bissau partiu de uma demanda do próprio país africano e assim têm sido desenvolvidos os 20 projetos em execução pelos brasileiros nas áreas de educação, saúde, capacitação e direitos humanos, entre outros.

Para ele, a política do Brasil para a África não prevê um retorno econômico a curto prazo e tem como marca a cooperação “fraterna, generosa, com os mais carentes”. “As ações brasileiras fortalecem o Estado, além de preparar o terreno para que ele ocupe espaço entre os maiores do mundo, com assento no Conselho de Segurança”, defende Kadri. As relações entre Brasil e Guiné-Bissau se estreitaram especialmente a partir de 2007, quando o então presidente João Bernardo Nino Vieira, assassinado em 2009, veio ao Brasil pedir a colaboração.

MÃO DUPLA

Engana-se quem imagina que a cooperação com o pequeno país africano seja uma via de mão única. O delegado da Polícia Federal Getulio Bezerra Santos, coordenador do Projeto de Cooperação para Capacitação das Forças de Segurança, diz que o trabalho de capacitação das agências de polícia tem servido para a corporação brasileira como um “grande aprendizado”. “Nosso trabalho é muito bem-aceito em Guiné-Bissau e de grande importância quando levada em consideração a importância de uniformização das técnicas policias para o combate ao crime organizado na comunidade internacional”, explica.

Santos diz que o centro, que entra em funcionamento na próxima semana, vai servir também como um polo regional para difundir conhecimento para outros países do continente, por meio dos diversos treinamentos. Atendendo a demanda do país, os primeiro cursos serão para treinamento da policiamento de trânsito da Polícia de Ordem Pública (POP) de inteligência para a Polícia Judiciária e Serviço de Informação do Estado. Além disso, os instrutores da centro de formação darão aulas de defesa pessoal.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/11/13/interna_politica,261760/atuacao-do-brasil-na-africa-resgata-a-paz-e-a-ordem.shtml. Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.