I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde do Vale do São Francisco

A UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) em parceria da UPE (Universidade de Pernambuco) promovem o I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde do Vale do São Francisco (PIS do Vale), ocorrerá nos dias 03 à 05 de novembro de 2011 no Espaço Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro-BA.

Este evento será um espaço de formação, qualificação e diálogo sobre práticas integrais de cuidados a saúde. Destina-se a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas da saúde abertos para refletir sobre a ética do cuidado humano, integralidade, sistemas de cuidado e cura não evasivas, a valorização o saber tradicional e as polí­ticas públicas de saúde.

Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Fitoterapia, Análise Bioenergética, Biodanza, Terapia Comunitária, Práticas Tradicionais de Cura e o SUS serão alguns dos campos explorados.

O Evento contará com conferencias, mesas redondas, mini cursos, grupos de trabalho com apresentações orais de estudos e relatos de experiências em diversas áreas, lançamento e divulgação de livros da área, apresentações culturais e muito mais.

Contaremos com a presença de importantes convidados, pesquisadores e profissionais de renome em diversas áreas e que trarão contribuições valiosas em nosso evento.

Participe também e contribua para o enriquecimento dos debates enviando trabalhos relacionados à diversas temáticas para apresentação nos grupos de trabalho (saiba mais).

IMPORTANTE

A Coordenação do I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde do Vale do São Francisco (PIS do Vale) comunica a prorrogação da data para submissão de trabalhos científicos ao evento. O novo prazo vai até 12 de outubro. O I PIS do Vale é promovido pela Univasf, através do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenção em Integralidade (LEPII) com parceria da UPE. O simpósio será realizado de 3 a 5 de novembro, no campus da Univasf, em Juazeiro.
Os trabalhos podem ser submetidos para apresentação oral em Grupos de Trabalho Temáticos:
  1. Saúde, doença e cuidado: trabalhos que tragam reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado. Alguns exemplos: trabalhos que construam debates epistemológicos e paradigmas sobre saúde e racionalidades médicas; Estudos que explorem a complexidade do sentido de saúde para diversos segmentos (profissionais, estudantes, usuários/pacientes) e grupos étnicos/raciais, gênero, geração e classe; estudos sobre sentidos de normalidade e patologia; estudos que explorem estes diversos sentidos com foco em um tema (substâncias psicoativas, violência, sexualidade, doenças crônicas); Estudos que explorem os sistemas complexos de cuidado e alternativos ao modelo biomédico; etc.
  2. Práticas Integrativas e Sistemas Complexos de cuidado: trabalhos que abordem práticas vitalistas, energéticas, pautadas na unidade mente-corpo, psicoterapias corporais e experienciais. Alguns exemplos: estudos clínicos e reflexões sobre a teoria e prática de Homeopatia, Acupuntura/MTC, Florais, Medicina Ayuvedica, Medicina Antroposofia, Análise Bioenergética, Respiração Holotrópica, Terapia Comunitária, Biodanza, Arterapia, Musicoterapia, Massoterapia, Iridologia, Permacultura etc.
  3. Redes, Integralidade do Cuidado e Inter e Transdisciplinariedade:trabalhos que aprofundem a teoria e prática das ações em rede, inter e transdiciplinariedade em saúde. Alguns exemplos: estudos sobre acolhimento, vínculo, clínica ampliada, tecnologias leves, Projeto Terapêutico Singular – PTS, Matriciamento, Apoio Institucional e Territorial etc.
  4. Educação Permanente e Formação em Saúde: trabalhos que abordem aspectos variados da formação em saúde. Alguns exemplos: estudos que explorem a multi, inter e transdisciplinaridade na formação em saúde; Metodologias ativas e experienciais de educação; Educação Popular em Saúde; Formação em serviço; Aspectos éticos, diversidade cultural, epistemólogica e prática no campo da saúde; O trabalho e os trabalhadores da saúde;
  5. Práticas Tradicionais de Cura, Espiritualidade e Saúde: trabalhos que compartilham histórias, teorias e práticas tradicionais de cura, aspectos espirituais/religiosos do processo de saúde, doença e cura/cuidado. Alguns exemplos: estudos que relatem práticas de raizeiros, benzedeiros/curandeiros, parteiras tradicionais, pajés/xamãs; História oral e história de vida de cuidadores e grupos tradicionais; Experiências religiosas/espirituais de cura; Estudos que explorem a fé, oração e meditação como elementos de cuidado e cura etc.
Sendo aceito, os trabalhos serão públicados nos Anais do Evento em Resumo Expandido que poderá ser enviado até o dia 20 de outubro.

Esta iniciativa é do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Integralidade (LEPII) UNIVASF, que há pouco mais de um ano vem realizando importantes ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto do Vale do São Francisco.

Ficamos imensamente felizes em trazer um evento como este para o semi árido nordestino. Desejamos aprender e ensinar formas de cuidado humano que contribuam para os inúmeros desafios na estruturação de uma rede de cuidado à saúde universal que possa suprir as demandas atuais e a diversidades culturais, aliando a valorização dos saberes tradicionais e o conhecimento científico.

Damos boas vindas a todos os participantes do Simpósio e desejamos que o evento supere todas as expectativas. Em nome da comissão organizadora, gostaria de agradecer a todos pela participação.

Para mais informações sobre o evento acesse  nosso site http://www.pisdovale.univasf.edu.br

Enviada por Alexandre Barreto para a lista superiorindigena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.