Indígenas querem novos compromissos com Protocolo de Kyoto

Organizações indígenas da América Latina e Caribe, durante o fórum Abya Yala, cobraram dos países mais desenvolvidos comprometimento com a redução das emissões de gases tóxicos, como estipula o Protocolo de Kyoto.

O fórum que se reuniu dentro do grupo de trabalho de cooperação de longo prazo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, emitiu uma resolução que circula entre os milhares de delegados do encontro climático, que entrou hoje em sua penúltima jornada.

Os impactos gerados pela agressão climática causada pela contaminação e o consumo de produtos industrializados colocam em perigo nossa Mãe Terra, a cultura, o meio ambiente e o sustento, ressaltam os indígenas.

Direitos indígenas

O fórum exige o reconhecimento e o respeito à livre determinação dos povos indígenas, o direito a territórios, terras e recursos naturais, à segurança e a garantia da participação plena e efetiva dos povos indígenas em todos os níveis.

As partes do Protocolo de Kyoto devem comprometer-se a respeitar e garantir a implantação das normas e padrões internacionais de direitos humanos da OIT e a declaração da ONU de Direitos dos Povos Indígenas.

Depois de firmar sua posição em temas como capacitação, financiamento, adaptação e mitigação, que são discutidos na convenção Marco, o fórum Abya Yala pede que as políticas e fundos públicos priorizem o reconhecimento territorial integral dos povos indígenas.

Finalmente, defende que o monitoramento, o relato e a verificação da Conferência das Partes não devem limitar-se a medir as mudanças na cobertura florestal, emissões de gases de efeito estufa e uso do solo, mas deve também incorporar variáveis relativas ao cumprimento dos direitos indígenas.

http://www.vermelho.org.br/sc/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=165751

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.