“É preciso ouvir com atenção as reivindicações estudantis no Chile”, afirma especialista da ONU para educação

“É preciso ouvir com atenção as reivindicações estudantis no Chile”, afirma especialista da ONU para o direito à educação

O Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Educação, Kishore Singh, afirmou nesta sexta-feira (09/09) que os protestos estudantis no Chile sobre o sistema de educação vigente devem ser acompanhados com atenção. “Embora o país tenha conseguido ampliar seu sistema educacional nas últimas décadas, é preciso ouvir o clamor popular”.

Na opinião do especialista, o momento representa uma oportunidade para que sejam reavaliadas as políticas educacionais no país. “O acesso a uma educação de qualidade – seja primária, secundária ou superior – não pode estar condicionado à capacidade de consumo ou endividamento do estudante e sua família”. Ele enfatiza que os tratados de direitos humanos preveem uma educação primária gratuita, assim como obrigam os estados a ampliarem, progressivamente, essa cobertura ao ensino secundário e superior. (mais…)

Ler Mais

Centro Integrado da Pesca Artesanal na cidade de Niterói sai até 2012

Ministro visitou instalações do Cipar e, segundo ele, restam poucas etapas até que espaço seja inaugurado. Pescadores artesanais da orla Baía serão beneficiados

Por Luana Souza

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, se reuniu na tarde de quita-feira com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, para discutir as medidas necessárias para o funcionamento do Centro Integrado da Pesca Artesanal (Cipar), no Barreto.

De acordo com as avaliações do ministro, restam agora poucas etapas para que o Cipar seja inaugurado.

O espaço, que será destinado a atender a pescadores artesanais da orla da Baía, com a proposta de se tornar um novo terminal pesqueiro, está em “fase avançada”, com previsão para ser inaugurado no início de 2012.

Falta a retirada das carcaças de barcos ancorados no cais para que seja feita a dragagem no canal e o calado aumentado; a realização de um estudo de impacto ambiental e o descarte do material, que será realizado pelo Inea e ainda algumas instalações, segundo o ministro.

O Cipar será equipado com câmaras frigoríficas, local para embarque e desembarque de cargas, consumo e ainda a comercialização do pescado. (mais…)

Ler Mais

Povo Awá-Guajá e missionários são atacados no Maranhão

Renato Santana, de Brasília

Depois da detenção de dois ‘mateiros’ – indivíduos que marcam as árvores para a derrubada – dentro da Terra Indígena Caru, oeste do Maranhão (MA), a tensão tomou conta do povo Awá-Guajá e de seus apoiadores. A base do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na aldeia foi atacada e os indígenas não podem entrar na mata sob pena de morte. A ação de madeireiros não é novidade dentro do território, já demarcado e homologado.

Povo caçador e coletor, os Awá convivem com a ameaça e presença dos invasores há anos. De acordo com os relatos dos indígenas, cerca de 40 caminhões, cinco tratores e uma tropa de mateiros atuam diariamente dentro da floresta.

No final do mês passado, os Awá e o Cimi mais uma vez denunciaram os madeireiros, mas dessa vez para Frente de Proteção Etnoambiental Awá-Guajá, criada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em tempos recentes

A Frente organizou uma operação que reúne o Ibama, a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal, entre outros, para combater a extração ilegal de madeira na região. Guiado pelos indígenas, um grupo desta operação realizou a detenção dos dois mateiros para averiguação. A notícia logo se espalhou e os primeiros sinais de que os madeireiros revidariam foram disparos de arma de fogo dentro da mata ao redor da aldeia. (mais…)

Ler Mais

Especial 38 anos do 11 de setembro: documentário sobre Victor Jara

El Derecho de Vivir en Paz, nome de uma das músicas e discos mais famosos de Victor Jara, é também o título de um documentário feito pela jornalista Carmen Luz Parot a seu respeito. Victor, que teve o nome do Estádio Nacional do Chile, onde foi assassinado, mudado em sua homenagem, nasceu camponês. Com a morte da mãe, foi seminarista e serviu ao exército, antes de decidir estudar teatro, começar a dirigir peças e tornar-se conhecido e famoso, ainda muito jovem. O canto para ele era algo inteiramente natural, assim como o compor. Mas seriam suas músicas, assim como sua relação com conjuntos como o Quilapayún, principalmente, que o transformariam no grande compositor da Nova Canção Chilena e, paralelamente, na grande voz da Unidade Popular, em termos artísticos e musicais. Isso explica o ódio com que, reconhecido entre os prisioneiros do Estádio Nacional, foi separado de seus companheiros pelos militares e morto com 42 tiros, após três ou quatro dias de tortura. Abaixo, os links para as outras partes do documentário, no Youtube: (mais…)

Ler Mais

Especial 38 anos do 11 de setembro: Cantata de Santa Maria de Iquique 3

Iquique conta a história real do massacre, pelo Exército, de mais de dois mil trabalhadores das minas de salitre que estavam em greve por melhores condições de trabalho e de vida, em 1907. Ao compor a Cantata, Luis Advis seguiu o padrão clássico, utilizando, entretanto, instrumentos indígenas para os solos. A versão original de 1970, da qual inclusive participou Victor Jara, pode ser encontrada nos endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=El-PYclXM6w&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LjDCK1e-_Hg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=H00dzDgXK_I&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=AlJFOHO1EIo&feature=related

Ler Mais

Especial 38 anos do 11 de setembro: Cantata de Santa Maria de Iquique 2

Os integrantes do Quilapayún quando da primeira apresentação da Cantata eram Eduardo Carrasco, Carlos Quezada, Willy Oddó, Patricio Castillo, Hernan Gomez e Rodolfo Parada. Como Narrador, o ator Hector Duvauchelle, que também participou da primeira gravação. Neste espetáculo de 2003, estão presentes Eduardo Carrasco, Guillermo García, Hernán Gómez, Hugo Lagos, Rubén Escudero, Ricardo Venegas, Carlos Quezada e Ismael Oddó (filho de Willy Oddó).

Ler Mais

Especial 38 anos do 11 de setembro: Cantata de Santa Maria de Iquique 1

A Cantata Santa Maria de Iquique foi composta por Luis Advis entre novembro de 1969 e março de 1970. Sua estréia, interpretada pelo Quilapayún sob a direção de Victor Jara, foi em julho de 1970. Esta gravação, em três partes, é do Concerto realizado pelo Quilapayún no Teatro Teletón, em 11 de setembro de 2003, em comemoração aos 30 anos do Golpe e da morte de Salvador Allende.

Ler Mais

Especial 38 anos do 11 de setembro: Victor Jara

Yo no canto por cantar/ ni por tener buena voz/ canto porque la guitarra/ tiene sentido y razon,/ tiene corazon de tierra/ y alas de palomita,/es como el agua bendita/ santigua glorias y penas,/ aqui se encajo mi canto/ como dijera Violeta/ guitarra trabajadora/ con olor a primavera.

Que no es guitarra de ricos/ ni cosa que se parezca/ mi canto es de los andamios/ para alcanzar las estrellas,/ que el canto tiene sentido/ cuando palpita en las venas/ del que morira cantando/ las verdades verdaderas, no las lisonjas fugaces/ ni las famas extranjeras/ sino el canto de una alondra/ hasta el fondo de la tierra.

Ahi donde llega todo/ y donde todo comienza/ canto que ha sido valiente/ siempre sera cancion nueva.

Ler Mais