Deputada denuncia violação de direitos de Yanomamis em Roraima

Janete diz que a ofensiva dos garimpeiros se deve ao aumento do preço do ouro no mercado internacional (Foto: Agência Câmara - arquivo)

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) denunciou da tribuna da Câmara dos Deputados a violação de direitos dos povos indígenas na reserva Yanomami, no Estado de Roraima, onde 1.500 garimpeiros estão atuando ilegalmente. Em carta encaminhada à Redação do MONITOR MERCANTIL, a parlamentar diz que a ofensiva dos garimpeiros se deve ao aumento do preço do ouro no mercado internacional. Os garimpeiros, segundo ela, estão construindo pequenos aeroportos clandestinos e operando vôos ilegais.

Davi Kopenawa Yanomani, presidente da Associação Yanomami, apresentou as denúncias a diversos órgãos federais, mas os crimes continuam ocorrendo sem qualquer ação do Estado. 

– Os rios são poluídos pelo mercúrio empregado na garimpagem; os animais estão morrendo e os indígenas estão ficando doentes. Os garimpeiros têm armas, radiofonia e aparelhos de TV, entre outros, o que demonstra a ausência do governo, do poder público. Vou levar essas denúncias à Funai, à 6ª Câmara da Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal. É muito grave a situação, pelas dimensões que atingiu – afirmou a deputada.

Janete anexou ao seu discurso o ofício encaminhado por Davi Kopenawa Yanomami a James Anaya, relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas.

Segundo Kopenawa, “os Yanomami, cerca de 32 mil pessoas, são o povo mais numeroso vivendo em relativo isolamento na América do Sul, nas áreas montanhas da fronteira do Brasil com a Venezuela. O seu território está reconhecido oficialmente pelos dois países. No Brasil, a terra foi demarcada em 1992”. São 9,6 milhões de hectares.

http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=100225

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.