O lançamento ocorrerá às 15 horas, na Feira do Livro, no Salão do Escritor, na Praça Maria Aragão e contará com a participação da liderança camponesa Manoel da Conceição. (mais…)
Day: 14 de novembro de 2010
América Latina: Declaración de la Cumbre Continental de Comunicación Indígena
“Cuando queremos ejercer nuestro trabajo comunicacional y el derecho a la información, las puertas de las instituciones estatales se cierran sin ninguna explicación siendo víctimas de discriminación y racismo”, afirma el manifiesto. (mais…)
Bruselas: Conferencia internacional ¿Minería en el Paraíso? Zonas libres de minería
Entre los expositores figuran el especialista José de Echave de la organización CooperAcción, Mark Muller (del Dublin Institute for Advanced Studies), Fidel Torres (Red Agua y Desarrollo de Piura), Elar Calle Huamán (Vicaría del Medio Ambiente), Alfonso Morales Jiménez (Ceiba), entre otros. (mais…)
Regulação de conteúdo é prática corrente em países democráticos
Bia Barbosa, de Brasília
A história já está ficando repetitiva. Todas as vezes em que se fala de medidas para regular a veiculação de conteúdo audiovisual a reação de uma parcela da grande mídia é a mesma: o governo quer censurar a imprensa e a liberdade de expressão. O que ficou claro, no entanto, a partir de uma série de experiências reguladoras apresentadas no seminário “Comunicações eletrônicas e convergência de mídias”, encerrado nesta quarta (10) em Brasília, foi justamente o contrário. Especialistas da França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Argentina e também de organismos como a Unesco e a União Européia reafirmaram a importância de regras para a exibição de conteúdos no rádio e na TV para a garantia da pluralidade e o respeito aos direitos humanos, pilares de sociedades democráticas. (mais…)
La mujer africana sofrida (circuncisão)
O comovente depoimento abaixo, em espanhol, foi enviado por Zuleica Nycz. Nele, uma jovem africana fala sobre a circuncisão e o que ela significou em sua vida. Imperdível! TP.
No lugar de arco e flecha, armas de fogo
— O branco é o que mais desmata aqui. Todos os anos pedimos para ele parar com a destruição, mas ele diz que a mata é dele e vai derrubar — denuncia Paradzané, que domina o idioma dos inimigos, mas não abre mão de manter a tradição dos xavantes, pintando os cabelos com urucum, ornando as orelhas com osso de onça parda e usando gravata cerimonial de algodão. A reportagem é de Liana Melo e publicada pelo jornal O Globo, 14-11-2010. (mais…)
Até prefeito tem fazenda na área dos xavantes
“Estamos brigando e acabamos de recorrer da decisão da Justiça Federal de Cuiabá, que considerou os índios os donos da terra” — critica Limoeiro, admitindo que não será fácil tirar os fazendeiros da área: “Porque todos nós vamos querer ser indenizados”. A reportagem é de Liana Melo e publicada pelo jornal O Globo, 14-11-2010. (mais…)
Xavantes – ‘Um exemplo de destruição’
Como a senhora avalia a situação dos xavantes?
Eles vivem confinados e estão sendo impedidos de reproduzirem-se física e culturalmente. Sabe como isso se chama? Genocídio. (mais…)
Educação e luta Kaiowá Guarani
O grande encontro de lideranças e professores Kaiowá Guarani não poderia começar de outra forma. Afinal de contas mais de quinhentos representantes desses povos deixaram suas aldeias e acampamentos com a certeza de avançar na conquista de seus direitos, de darem mais um passo em direção às suas terras tradicionais, seus tekohá. (mais…)
Carne ilegal em terra de índio
Os anciões da terra indígena Marãiwatsede chegam devagar, agrupam-se em forma de arco, acendem seus cachimbos. Eles são a autoridade máxima entre os xavantes. A reunião ocorre sempre no centro da aldeia, que fica a 150km de São Félix do Araguaia, no Norte do Mato Grosso. O assunto nestes encontros varia conforme a ocasião, mas o idioma é sempre o mesmo: o xavante. Em Marãiwatsede, a tentativa de preservar as tradições esbarra numa lógica econômica perversa: a relação intrínseca entre a pecuária, a soja e a destruição da floresta. Essa combinação transformou a terra dos xavantes no exemplo mais emblemático da contaminação da cadeia produtiva da pecuária e da soja, ambas expoentes do agronegócio no mundo. (mais…)