Além de visar a democratização do cinema, o projeto possui uma equipe que se distribui de maneira a possibilitar sua interação com as pessoas das cidades. As exibições de filmes em 35mm são antecedidas de um vídeo feito em torno de depoimentos e impressões dos moradores da comunidade onde está acontecendo a sessão.
O Cinema no Rio também assume uma função de pesquisa. A equipe do projeto faz um levantamento das manifestações artísticas e culturais de cada comunidade visitada. São registradas as peculiaridades e expressões locais. Uma das frentes de pesquisa, registra imagens das comunidades, seu espaço e seus moradores através da fotografia.
Ao mesmo tempo, é realizado um levantamento de fotos antigas pertencentes aos próprios moradores para a composição do acervo do projeto. Há também o interesse em efetuar um estudo específico da culinária típica da população ribeirinha. A pesquisa antropológica, por sua vez, tem o papel de fazer um contato inicial com a população para ouvir suas histórias.
O Projeto também propõe uma Oficina: Imagem em Movimento. Esta explica o princípio básico do cinema através da confecção de dois brinquedos ópticos o Traumatrópio e o Fkip-book.
O Cinema no Rio São Francisco dissemina a linguagem cinematográfica, em especial a produção brasileira, além do que, revela os mistérios do cinema em segmentos populacionais carentes de informação, cultura e lazer de qualidade.
http://cinemanoriosaofrancisco.blogspot.com/2010/08/projeto-cinema-no-rio-sao-francisco.html
E visivel a importancia deste trabalho, uma vez que a uma troca de valores e culturas se faz por onde eles passam, levam um pouquinho de cada lugar e faz a cidade perceber valores existentes e nunca observado pela população. Parabéns equipe Cinear