RENAP se une ao Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará no Portal do Mar

O Portal do Mar será um instrumento que permitirá a toda a sociedade verificar o respeito aos direitos das comunidades tradicionais, conhecer o seu modo de vida, e o meio ambiente que o garante. A partir da identificação dos casos, poder-se-á ter uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que gera estes conflitos.

Para a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares- RENAP significa uma importante fonte de dados para as suas atividades. O Portal propiciará material tanto para a educação em direitos, como para ações judiciais, por exemplo. Além disso, a advocacia popular procura trabalhar em diferentes frentes. Uma delas é a estratégia de comunicação. Seja como perspectiva pedagógica, seja como instrumento de pressão política. O direito é uma construção social e histórica. Sendo assim, ganha-se mais um meio nesta disputa de valores, que pode nos render o direito à vida ou a aniquilação de povos e culturas, a invisibilização das violências, contra as quais se luta secularmente.

Os povos do Mar, apesar de toda a diferença de condições nesta caminhada, vêm dando exemplos de resistência e superação. A esta luta que a RENAP procura se somar. Muitas vezes sem condições materiais necessárias, mas que o ímpeto de seus profissionais, bem como a acolhida que as comunidades proporcionam, garante a continuidade desta luta.

A RENAP procurará aqui neste espaço dar informações que dê condições aos pescadores e marisqueiras buscarem seus direitos; fundamentos jurídicos para a luta popular; e reflexões sobre as estratégias adotadas e mesmo a disputa em si, a partir do lugar social de assessoria jurídica.  Agendas comuns devem ser constituídas, ações devem ser combinadas, e é neste sentido que há o encontro entre as comunidades costeiras, movimento ambientalista e advogados (as) populares.

http://www.portaldomar.org.br/blog/portaldomar-blog/categoria/efetivando-direitos/portal-do-mar-renap-para-comecar-a-conversa

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.