Adital – Começa amanhã (27), a 6ª edição do Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular, que neste ano aborda a questão do racismo. A iniciativa é do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Instituto Popular de Porto Alegre (IPPOA). O evento acontece no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e segue até domingo (29).
Cláudio Giovani Becker, da organização do evento, explicou que o objetivo de se focar no tema “Negritude e Branquitude – Razões da (Des)Igualdade”, é promover um espaço de debate e, mais ainda, analisar a postura da sociedade quanto à questão do racismo.
Segundo ele, a proposta é questionar e “desmistificar a idéia romântica de ‘brasilidade’”, que sugere uma convivência pacífica entre as raças branca, negra e indígena, que formou o povo brasileiro. Para falar sobre o tema foram convidados os teólogos Marcos Rodrigues da Silva e Lilian Conceição da Silva Pessoa Lira, ambos militam no movimento negro. (mais…)
Durante quatro meses, trabalhadores da na Fazenda Boa Esperança, no município de Bom Jardim (MA), não receberam salários de forma regular e ainda foram impedidos de deixar o local por causa de “dívidas” com o “gato”

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando