6º Seminário de Teologia da Libertação aborda questão do racismo

Tatiana Félix *

Adital – Começa amanhã (27), a 6ª edição do Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular, que neste ano aborda a questão do racismo. A iniciativa é do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Instituto Popular de Porto Alegre (IPPOA). O evento acontece no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e segue até domingo (29).

Cláudio Giovani Becker, da organização do evento, explicou que o objetivo de se focar no tema “Negritude e Branquitude – Razões da (Des)Igualdade”, é promover um espaço de debate e, mais ainda, analisar a postura da sociedade quanto à questão do racismo.

Segundo ele, a proposta é questionar e “desmistificar a idéia romântica de ‘brasilidade’”, que sugere uma convivência pacífica entre as raças branca, negra e indígena, que formou o povo brasileiro. Para falar sobre o tema foram convidados os teólogos Marcos Rodrigues da Silva e Lilian Conceição da Silva Pessoa Lira, ambos militam no movimento negro.

Apesar de o seminário ser denominado nacional, Cláudio ressaltou que a abrangência é latinoamericana. Ele disse que em cada edição do evento, o público varia de acordo com a temática escolhida. Para este ano, já estão confirmados participantes de diversos estados brasileiros e grupos de outros países, como é o caso de uma delegação do Uruguai. É esperado um público aproximado de 100 pessoas.

De acordo com ele, logo após a abertura do evento, amanhã de manhã, será feita uma análise da conjuntura sobre o tema. No período da tarde, haverá aprofundamento das questões, em uma discussão mais ampliada com os participantes. À noite serão exibidos vídeos que retratam a realidade do racismo.

Já no sábado (28), a parte da manhã é dedicada à partilha de experiência dos diferentes grupos participantes. “É a partilha das práticas, são projetos de mulheres, de quilombolas e outros”, detalhou. O aprofundamento do debate segue pela tarde e à noite haverá momento cultural, com apresentação de teatro e coral. Cláudio explicou que os participantes do evento também são convidados a se apresentarem, em um momento de descontração e livre manifestação artística.

No último dia do seminário, domingo (29), os assessores fazem as conclusões finais. Na ocasião, também deve ser escolhida a temática para o seminário do próximo ano. O encerramento do evento se dará com uma celebração ecumênica.

Cláudio informou ainda que, como já costuma acontecer, sempre depois dos seminários, é publicado um material que reúne artigos escritos pelos assessores e pelos grupos participantes.

Mais informações: http://www.ceca-rs.org/seminario_TDLEP/6_semin_tdlep.html

* Jornalista da Adital

http://www.adital.com.br/hotsite_ecumenismo/noticia.asp?lang=PT&cod=50504

Comments (1)

  1. Muito bom,
    O mito da brasilidade é um empecilho grave na compreensão das negritudes várias, das branquitudes várias, das indianidades várias e suas respectivas misturas, também várias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.