Lideranças indígenas da Associação Marubo de São Sebastião (AMAS), no Vale do Javari (AM), criaram um grupo de trabalho para debater e consultar comunidades indígenas quanto a políticas de crédito de carbono. O grupo planeja promover um Seminário Regional sobre Crédito de Carbono, com o maior número de líderes indígenas da região. Segundo nota da AMAS, a iniciativa partiu da etnia Marubo, preocupada com o desmatamento que chega em suas terras por Cruzeiro do Sul, no Acre.
Na nota, os Marubo criticam as organizações ambientalistas, que não se manifestaram sobre a preocupação dos povos indígenas da região, e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
“Já que os órgãos responsáveis não se comprometem na fiscalização, os Marúbo querem discutir projeto de Crédito de Carbono, que será uma alternativa para os povos indígenas estruturarem suas vigilâncias, adquirir meios de transporte, melhorarem rede de radiocomunicação, escolas, criar centros de referências, saúde, sustentabilidade e garantir a formação indígena a curto, médio e longo prazo”, diz a nota.
Fonte: http://associacaodeusefiel.blogspot.com/2010/08/povos-indigenas-vao-debater-projetos-de.html