Do UOL, em São Paulo
Os navios gigantes da Vale, conhecidos como Valemax, puderam atracar na China, mas sem usar sua capacidade máxima, para adequar-se à legislação do país. Na semana passada, a empresa comemorou a atracação pela primeira vez de um desses navios no país asiático. Porém, só agora a empresa afirma que a capacidade de armazenagem não era total.
O convés dos navios Valemax, os maiores do mundo para carregamento de granéis sólidos, é tão grande que nele caberiam três campos de futebol.
O diretor de ferrosos e estratégia da Vale, José Carlos Martins, confirmou que o volume de minério de ferro carregado é inferior à capacidade da embarcação para adequar-se à legislação chinesa.
“A estratégia para melhorar o sistema logístico [da Vale na exportação] continua muito bem”, disse Martins.
Ele afirmou que uma nova estação flutuante, para transbordo do minério, deverá começar a operar na Malásia no início do próximo ano. A empresa colocou em operação neste mês, nas Filipinas, outra estação flutuante.
Martins afirmou que essas estações funcionam como portos e são capazes de transferir 70 mil toneladas de minério de ferro por dia para navios menores, que faz a distribuição do produto no mercado asiático.
A Vale está abrindo portos para o Valemax no Japão e discute a abertura de portos para os mineraleiros também na Coreia.
“Estamos cada vez mais flexíveis na estratégia [logística]”, disse Martins. Ele previu que a operação com os Valemax vai ajudar a companhia a reduzir custos. “Quanto maior o navio, menor será o custo de energia”, afirmou.
*(Com agências)
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Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.