Entre os dias 17 e 28 de março de 2013, a Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Dhesca investigou denúncias de violações de direitos humanos decorrentes do complexo de extração e escoamento de minério de ferro sob responsabilidade da empresa Vale S.A.
O roteiro da missão incluiu os municípios de Parauapebas e Marabá, no Pará, e Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Itapecuru-Mirim e São Luís, no Maranhão, todos envolvidos no processo de expansão do compleco minerador da Vale, em especial, no projeto Ferro S11D. O projeto é o maior investimento Vale e inclui uma nova mina na Floresta Nacional de Carajás, o Ramal Ferroviário do Sudeste do Pará e a duplicação da Estrada de Ferro de Carajás (EFC).
A Relatoria visitou ainda projetos relacionados com o ciclo de siderurgia no Maranhão e a construção de um novo pier no Porto Ponta do Madeira, em São Luís do Maranhão. Durante o processo, a Relatoria se reuniu com diversas organizações da sociedade civil, órgãos do Estado e a própria Vale. A missão teve como objetivo entender a cadeia de mineração, seus impactos e propor recomendações de garantia de direitos das populações impactadas.
Um informe preliminar da missão foi produzido com a finalidade de divulgar as análises prévias da Relatoria, feitas a partir das visitas, depoimentos colhidos e reuniões realizadas.
Após levantar mais informações de órgãos públicos e da Vale S.A., a Relatoria de Meio Ambiente produzirá um relatório final com informações e análises mais aprofundadas, que será disseminado através de audiências, debates públicos e coletivas de imprensa. A divulgação do relatório está prevista para o segundo semestre deste ano.
Foto: Marcelo Cruz (Justiça nos Trilhos)