Por Edmundo Monte – CAPES
Foi através da lista de e-mail da ANAINDI que recebemos a notícia: dois colegas pesquisadores da temática indígena foram agraciados com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2012.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Para este ano, foram selecionadas as 44 melhores teses de doutorado, e outras 78 receberam Menção Honrosa. O resultado está disponível AQUI.
Gersem José dos Santos Luciano (FACED/UFAM), orientado por Stephen Baynes no DAN/UnB, ganhou menção honrosa no prêmio de melhor tese de doutorado em Antropologia, num estudo sobre Educação Indígena a partir do ponto de vista Baniwa e dos povos do Rio Negro, juntamente com Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UERJ), orientado por Antonella Tassinari na UFSC, com um trabalho sobre os Pankararu na cidade de São Paulo.
A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília, no dia 13 de dezembro.
–
Duas teses sobre os povos indígenas receberam Menção Honrosa no “Prêmio Capes de Tese”
Enviada por Lúcia Carneiro Guarani-Kaiowá.