Índios isolados podem provocar confronto em Tarauacá

Aldeia caxinauá no rio Tarauacá (© Camargo 2006)

Do Site Juruá Online com informações do Portal Tarauacá

Integrantes do Povo Kaxinawá que vivem na Aldeia Praia do Carapanã, no alto Rio Tarauacá, estiveram pelo menos duas vezes, neste mês de novembro, frente a frente com grupos de índios isolados e temem que um confronto possa acontecer a qualquer momento. Evalde Cardoso, um dos líderes do Povo Kaxinawá, usou uma emissora de rádio em Tarauacá para alertar as autoridades.

A partir do primeiro contato, os arredios armados de arco e flecha teriam passado a rondar a aldeia com cantos e imitação de animais. Segundo o líder Kaxinawá, os índios isolados andam sempre em grupo com aproximadamente 15 componentes. Na Aldeia Praia do Carapanã, distante cerca de 5 dias de barco da cidade, vivem aproximadamente 600 índios kaxinawá.

“Não sabemos de que tribo eles são e nem que língua eles falam. Suspeitamos que eles tenham a intenção de saquear terçados, facas, tecidos, ou até mesmo provocar um conflito armado”, comentou o líder indígena que pede a intervenção da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do governo para resolver o problema.

http://www.juruaonline.com.br/11/23/indios-isolados-podem-provocar-confronto-em-tarauaca/

Enviada por Sonia Guarani Kaiowá Munduruku.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.