O programa será transmitido ao vivo, com link divulgado pouco antes: aqui, na página do Facebook, e pelo perfil @deolhonoagro, no Twitter.
A próxima edição do programa de WebTV De Olho nos Ruralistas, na segunda-feira (22), discutirá a virtual nomeação da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nova bancada ruralista e as perspectivas em relação ao consumo de agrotóxicos serão outros temas centrais.
Os convidados são Daniel Santini e Susana Prizendt. Santini é jornalista da ONG Repórter Brasil e do site O Eco. Ele falará, por exemplo, da reeleição dos deputados que votaram a favor do novo Código Florestal. Susana coordena a seção paulista da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Os temas se unem. Os parlamentares são responsáveis pela aprovação de leis que inibem ou estimulam a produção de agrotóxicos. Chamados de “venenos” pelos críticos (e pelos camponeses e trabalhadores rurais), os agrotóxicos ganham, entre os defensores do agronegócio, o nome de “defensivos agrícolas”.
Kátia Abreu defende esse modelo. Em uma sessão do Senado, reproduzida no filme O Veneno Está na Mesa, de Silvio Tendler, ela aparece dizendo que os pobres têm mesmo é de consumir agrotóxicos, pois não têm condições financeiras de comprar produtos orgânicos.
O programa será transmitido ao vivo, com link divulgado pouco antes: aqui, na página do Facebook, e pelo perfil @deolhonoagro, no Twitter. A apresentação é do jornalista Alceu Castilho. A produção é do Movimento Brasil pelas Florestas, com transmissão em parceria com a TV Drone.
Confirme presença no evento da transmissão.