Salvador sedia IV Seminário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho

Sede da Irmandade fica no Centro Histórico de Salvador
Sede da Irmandade fica no Centro Histórico de Salvador

Atividade acontece no Centro Histórico da capital baiana, nos dias 18 e 25 de novembro, em comemoração dos 329 anos da instituição

SEPPIR

Salvador sediará nos dias 18 e 25 de novembro, o ‘IV Seminário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho’. A atividade integra as comemorações dos 329 anos da entidade – primeira instituição negra a defender os africanos e negros brasileiros – e os 115 anos da conquista do Título de Venerável Ordem Terceira.

Os debates ocorrerão das 16h às 18h, na sede da Irmandade, localizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Praça José de Alencar, s/n, Pelourinho.

De acordo com os organizadores, o seminário busca desenhar um panorama sobre a importância da história da Irmandade do Rosário dos Pretos, primeira instituição negra a se definir como defensora dos africanos escravizados e dos negros brasileiros. Entre os aspectos a serem enfatizados estão a religiosidade afro-católica – culto aos santos negros e santas negras – a valorização e a preservação da cultura negra.

História
Embora o registro oficial da Irmandade date de 1685, algumas fontes remetem o seu funcionamento desde 1604 nos porões da antiga Igreja da Sé. A Venerável Ordem Terceira Irmandade do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens Pretos) ou Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho, como é popularmente conhecida, é uma entidade trisecular religiosa, social, cultural, que luta pela preservação das tradições de origem africana com 329 anos de existência e 115 anos de Ordem Terceira, tendo recebido este título em 2 de julho de 1889. Ela é a única irmandade negra que detém o título de Ordem Terceira na Igreja Católica do Brasil.

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário chegou ao Brasil no século XVI, porém somente no fim do período colonial que as irmandades do Rosário passam a ser constituídas pelos homens pretos. A primeira igreja fundada como Irmandade dos Homens Pretos é a igreja localizada no município do Rio de Janeiro em 1640, seguida por Minas Gerais em 1708 e São Paulo em 1711. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Salvador é fundada em 1796. Dentre as influências históricas que a irmandade exerceu está a compra da liberdade de muitos negros e negras escravizados da Bahia.

PROGRAMAÇÃO
Dia – 18/11/2014 (terça-feira)
Hora – 16h às 18h

Tema – Ser irmão de cor”e de caridade: a Irmandade do Rosário dos Pretos no século XIX
Facilitadora – Professora Maria Sara Oliveira Farias
Possui licenciatura em História (1992) e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1997). É doutora em História do Norte e Nordeste do Brasil (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco, professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (desde 1994) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (UNEB-Campus V)

Tema – Patrimônio Imaterial da Irmandade do Rosário dos Pretos: Técnica construtiva e medidas de conservação para escultura em madeira
Facilitadora – Professora Maria Cláudia Guanais
Mestra em Artes Visuais/UFBA e Restauradora do Museu de Arte Sacra da UFBA

Dia – 25/11/2014 (terça-feira)
Hora – 16h às 18h

Tema – O poder das mulheres da Irmandade do Rosário dos Pretos
Facilitadora – Professora Maria Anália Santana
Mestra em Educação, especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Pedagoga. Membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Pesquisadora do NGEALC (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas).

Tema – Irmandades Negras: Uma Estética de Devoção
Professora Maria Mônica Silva
Artista plástica especializada em Arte e em Educação na UFBA. Professora de História da Cultura Afro-brasileira

Coordenação
: Professor Me. Abílio Manuel Marques de Mendonça, Prof. Dr. César Vitorino, Professora Doutoranda Hildete Santos Costa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.