Entenda qual a importância da identidade cultural das comunidades

Samba de Roda Rosino / Flickr
Samba de Roda Rosino / Flickr

Antropólogo explica como o vínculo cultural fortalece a união entre as pessoas e ajuda a determinar a sensação de pertencimento

Beth Begonha – EBC

Em entrevista ao Amazônia Brasileira nesta segunda-feira (10), Marcelo Manzatti, antropólogo e coordenador da Rede de Culturas Populares, explica como o vínculo cultural fortalece a união entre as pessoas e ajuda a determinar a sensação de pertencimento, cuja importância está não apenas no coletivo, mas também na saúde dos indivíduos. A sensação de reconhecimento e pertencimento aumenta a autoestima pessoal e promove a interação entre as pessoas de uma determinada comunidade.

Apesar disso, os investimentos em cultura popular são escassos, e há pouca valorização do nosso patrimônio imaterial, patrimônio esse, que torna nosso país tão rico.

Ao longo de toda a campanha e no momento de posse, a presidenta Dilma propôs que esse governo do seu segundo mandato apresente maior possibilidade de diálogo e mudanças objetivas em muitas áreas. O que podemos esperar para os movimentos que trabalham a cultura popular do Brasil?

Marcelo afirma que os investimentos em manifestações culturais diminuíram no governo Dilma, mas ele ressalta os avanços em termos de legislação obtidos durante a gestão de Marta Suplicy à frente do Ministério da Cultura. Ainda assim, para ele, é importante que se repense o valor do nosso patrimônio imaterial, reforçando os projetos e as verbas, para o fortalecimento das manifestações que o representam. Há também algumas distorções que precisam ser corrigidas. Ele citou a Lei Rouanet que patrocina eventos de grande porte e cujos ingressos vendidos têm valor inacessível à população.

O antropólogo ressalta a riqueza cultural do Brasil não apenas em termos de manifestações culturais, mas até do ponto de vista linguístico, já que além das diversas formas que temos de falar o português, no país são usados centenas de dialetos e línguas. Ele espera que no novo governo da presidenta Dilma haja uma aproximação com os movimentos sociais e o reconhecimento de sua importância para o fortalecimento da biodiversa identidade brasileira.

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 8h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h. A apresentação é de Beth Begonha.

Baixar áudio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.