Política F.C.: exposição mostra relações entre o futebol e a ditadura

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Exposição Política F.C. O futebol da ditadura será inaugurada no Memorial da Resistência de São Paulo, no dia 14 de junho, e se estende até 28 de setembro

Carta Maior – O ano de 2014 é importante para o povo brasileiro: marca a realização da segunda Copa do Mundo no Brasil, os 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, os 20 da conquista do tetracampeonato, os 30 da campanha pelas Diretas Já e os 50 anos do golpe civil-militar de 1964. Foram eventos marcantes, que envolvem duas grandes paixões do povo brasileiro: a Política e o Futebol.

Esse foi o mote da exposição Política F.C. O futebol da ditadura, que será inaugurada no Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, no dia 14 de junho de 2014.

Para muitos, futebol e política são como água e azeite: não se misturam. Porém, ao longo das décadas podemos observar que, de uma forma ou de outra, ambos se cruzam e trilham os mesmos caminhos. Além de conquistar torcedores, o futebol despertou nos políticos uma atração poderosa, que o transformou numa importante plataforma rumo ao poder.

Política e futebol sempre caminharam juntos. O poder aglutinador do esporte angariou políticos interessados em usar sua expressão vencedora para lidar com a massa. Nesta mostra veremos como o regime militar se apropriou da imagem da Seleção para vender a ideia do Brasil como potência e como aqueles que lutavam contra a ditadura lidaram com este uso político de um símbolo nacional.

Com a curadoria dos jornalistas Vanessa Gonçalves e Milton Bellintani, a exposição busca apresentar momentos importantes da história nacional e do mundo em que futebol e política se misturaram, com ênfase em mostrar como a ditadura brasileira usou imagem da Seleção, especialmente na Copa de 1970, para vender ao povo e ao resto do mundo a falsa ideia de que o Brasil estava se transformando numa potência dentro e fora dos gramados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.