Relação entre fracking e a contaminação aquífera é descoberta no Texas

Créditos da foto: WFAA
Créditos da foto: WFAA

Amostras de água de um poço no Texas têm os mesmos químicos usados nas operações de perfuração para obtenção de gás

Jon Queally*, do Common Dreams – Carta Maior

Cientistas independentes, após revisarem uma análise aquífera feita pelas autoridades do estado do Texas, disseram que os químicos encontrados na água de um poço usado por residentes locais pode ser a “primeira prova nacional do vínculo” entre o fracking e a contaminação aquífera.
 
Apesar da investigação oficial – conduzida pelo Comissariado Ferroviário do Texas em resposta à reclamação oficial feita pelo morador de Parker County Steve Lipsky – alegar que a análise química da água foi inconclusiva, especialistas que viram os resultados disseram que a comissão estava simplesmente errada. “E não foi por pouco,” relata a WFAA News, filiada local da ABC, que compartilhou os resultados com diversos cientistas, “foi por muito.”
 
Lipsky disse que sempre acreditou que a culpada por aumentar a quantidade de metano e outros químicos em sua água potável seria o fracking hidráulico da companhia Barnett Shale, perto de sua casa. Ele diz que, desde 2010, o metano que entra subterraneamente em sua casa é suficiente para que ele possa atear fogo na água que sai do poço (imagem).
 
A corporação diz que não há conexão entre o metano no poço de Steve e a perfuração. Cientistas que viram os resultados das análises da água – especificamente a chamada análise isotópica – insistem que a composição química corresponde diretamente ao gás obtido por fracking em duas localidades de perfuração próximas – chamadas Butler e Teal – operadas pela Barnett.
 
“Os níveis de metano e etano da produção de Butler e de Teal são essencialmente os mesmos da água do poço de Lipsky,” disse o cientista Geoffrey Thyne de Wyoming, que revisou os dados para a emissora local de tevê. “Isso mostra que o gás é o mesmo, e que o gás na água de Lipsky é derivado da formação da Barnett.”
 
Bryce Payne, especializado em ciências do solo – que conduziu ele próprio o teste na água de Lipsky – concordou com as avaliações feitas e disse à WFAA que o gás na água de Lipsky é claramente fruto do fracking. “O gás do poço número 8 (de Lipsky) está vindo da Barnett e quase que diretamente,” disse Payne.
 
“Parece que temos o primeiro bom exemplo de que a contaminação por fracking de fato está acontecendo,” afirma Thyne.

*Tradução de Isabela Palhares. 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.