MA – Nota de utilidade pública do povo indígena Guajajara da Terra Indígena Pindaré

Imagem: Capturada do perfil de rede social de Flauberth Guajajara
Imagem: Capturada do perfil de rede social de Flauberth Guajajara

Flauberth Guajajara – Por falta de ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL, indígenas da Terra Indígena Pindaré deixam retido na aldeia carro do Governo do Maranhão a serviço da SEDUC, que encontrava-se em campo com equipe da SEDUC em uma ação de levantamento de dados. A ação se deu após inúmeras tentativas, sem sucesso, de dialogo com o Secretario de Estado da Educação desde 2013, para resolução de problemas vividos nas comunidades pelos indígenas, como denunciam em nota de utilidade pública abaixo:

O povo indígena Guajajara da Terra Indígena Pindaré, Município de Bom Jardim-MA, vem por meio desta, comunicar, que por motivos de força maior, relacionados a problemas pertinentes à EDUCAÇÃO INDÍGENA, que há muito tempo tem se discutido e buscado apoio das autoridades competentes, no sentido de garantir nossa cidadania, amparados pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Problemas estes que passamos a expor: busca por uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE e suas variantes como contratação de zelador e merendeira, situação de Gestor e Secretário escolar para as escolas indígenas, regularização do professor de escola indígena junto ao INSS, aumento de salário de professor, realização de concurso público para escolas indígenas, formação inicial, continuada e superior para professor, alimentação escolar, reforma e ampliação das escolas, construção de bibliotecas escolares, construção de quadras poliesportivas, construção de laboratório de ciências, matemática, informática entre outros, disponibilização de internet para todas as escolas, aquisição e distribuição de material didático, pedagógicos e administrativos, aquisição e distribuição de utensílios de cozinha, fardamento escolar, recurso do PDDE de algumas escolas que é repassado para a conta da SEDUC, mas não chega às escolas, e situação do modelo de fornecimento do transporte escolar indígena, onde podemos citar que recentemente, uma de nossas alunas sofreu um acidente de bicicleta indo para a escola devido a falta de transporte escolar, estando impossibilitada de frequentar às aulas até que esteja recuperada.

Todos esses itens mencionados mostram a atual situação pela qual passamos, aliados a outros problemas físicos das escolas, como péssimo estado de conservação, goteiras etc… Vale ressaltar que já tentamos fazer uso do diálogo por várias vezes e nada conseguimos. Assim, apesar de sabermos, que medidas extremas só devem ser tomadas em ultima instancia, resolvemos reter o veículo de propriedade do governo do estado, a serviço da SEDUC, em nossa aldeia, com o objetivo de chamar a atenção dos responsáveis pela Educação Indígena, no sentido de buscar uma solução para nossos problemas.

Sem mais

Atenciosamente.

Comunidades Indígenas da Terra Indígena Pindaré

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Madalena Borges Awá-Guajá.

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