Aty Guasu: Jagunços atacam Pyelito kue todas as tardes desde 1º de março. Ontem, 4, cinco barracas foram baleadas

Pyelito Kue. Foto: Amanda Cury
Pyelito Kue. Foto: Amanda Cury

Aty Guasu

Urgente: hoje, 04/03/2014, às 19 horas, 250 pessoas da comunidade Guarani Kaiowa do acampamento do Puelito kue foram atacadas pelos pistoleiros das fazendas. Cinco barracas do tekoha Pyelito kue, de Iguatemi, foram totalmente perfuradas pelas balas dos pistoleiros.

“Aqui os pistoleiros estão nos atacando e atirando sobre as barracas”, ligou e comunicou a liderança. “Estamos correndo em diversas direções com as crianças e idosos/as. Não sabemos se há feridos; muitos choros e gritaria no meio dos tiros”, informa comunidade Guarani Kaiowa do Pyelito kue.

Desde 01 de março de 2014 os pistoleiros das fazendas do município de Iguatemi-MS passaram a disparar os tiros sobre a comunidade Guarani e Kaiowá todos os dias. Os horários de trios são 19 e 20 horas. Hoje, 04/03, recomeçam os tiros no Pyelito kue.

No dia 01/03/2014, às 20 horas, “chegaram 5 motoqueiros fortemente armados e atiraram mais de 50 tiros sobre a comunidade. Esses motoqueiros continuam rondando nosso acampamento.  Se Polícia não desarma os pistoleiros, nós mesmos vamos desarmar esses pistoleiros das fazendas. Nós não vamos ter medo de tiros”, denunciam as lideranças.

Há risco iminente de acontecer confronto em acampamento Pyelito kue, em Iguatemi, Mato Grosso do Sul.

[Enviada para Combate Racismo Ambiental por Margaret Pereira]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.