Em FCP
Para estreitar relações e aumentar o reconhecimento quilombola nas comunidades, a Representação Regional da Fundação Cultural Palmares – MinC para Bahia e Sergipe, começa no próximo dia 26 de outubro, o ciclo de visitas e atividades, “Palmares nos Quilombos”. A primeira comunidade a receber a equipe da Fundação é o Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho/BA.
O estado da Bahia tem mais de 500 quilombos e a representação regional espera com a atividade, atender as solicitações das comunidades, “o objetivo é, também, fortalecer as lideranças locais, e promover debates para apoiar a promoção da cultura negra nos quilombos”, disse o representante da FCP no estado, Fábio de Santana.
A primeira atividade tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e promoverá no Centro Comunitário Nova Esperança, na comunidade Pitanga dos Palmares, oficinas de teatro, leitura e dança afro, e a exibição do DVD Áfricas, seguida de um debate sobre história local e expressão cultural.
FCP – MinC e as Comunidades Quilombolas – Desde 2003, a FCP– MinC emite as certificações comprovando a origem da comunidade. Esse documento parte de uma vontade dos próprios moradores de se declararem quilombolas e, quando expedido, possibilita a inserção em políticas públicas, de educação, de saúde e de crédito. Atualmente, o acesso às políticas públicas e a regularização fundiária estão entre desafios enfrentados pelos quilombolas. Hoje, existem 2.278 comunidades certificadas pela FCP – MinC, 207 territórios já foram titulados pelo INCRA.
Desde 2008, a FCP também atua nos processos de licenciamento ambiental realizado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e órgãos estaduais ambientais. Atualmente, acompanha mais de 300 empreendimentos em todo o Brasil, em cerca de 950 comunidades, incluindo a de Pitanga dos Palmares.
Serviço
Palmares no Quilombo – Pitanga dos Palmares
Dia:26 de outubro (sábado) das 9h às 17h
Local: Centro Comunitário Nova Esperança – Comunidade Pitanga de Palmares
Mais informações: (71) 3322-3488 / (71) 3321-9188