Saída de Nelson Olazar, coordenador do DSEI em MS era a principal reivindicação dos indígenas, que ocuparam a sede do órgão por 23 dias. Reunião foi promovida e intermediada pelo MPF
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
O coordenador-chefe do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Nelson Carmelo Olazar, pediu a exoneração do cargo durante a reunião promovida pelo MPF na sede da instituição em Campo Grande. A saída de Nelson era a principal reivindicação da segunda maior população indígena do país, com 75 mil pessoas. A reunião contou com a presença do secretário-substituto da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fernando Rodrigues da Rocha, superior hierárquico do coordenador. O diálogo só foi possível após intermediação do procurador da República Emerson Kalif Siqueira.
A reunião teve início às 10h de ontem (15), com duração de 4 horas. Entre as reivindicações dos indígenas para a melhoria do atendimento a saúde nas aldeias, o principal pedido era a saída do coordenador do DSEI, que ocupa o cargo há 14 anos. Indignados com a situação precária da saúde nas comunidades, os índios se recusaram a ouvir o coordenador e, em sinal de protesto, deram-lhe as costas. Por fim, Nelson Olazar pediu sua exoneração, que deve ser publicada em alguns dias. Outro servidor público será indicado para substituí-lo. (mais…)