Técnicos vão calcular valor das fazendas que poderão ser compradas de produtores rurais [sic]
Por Redação Eco Reserva
Três equipes técnicas da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram na região de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, ontem, 10, para fazer vistorias nas propriedades rurais localizadas na área da terra indígena Buriti, reivindicada [sic] pelos indígenas da região.
Uma das fazendas foi palco de conflito entre terenas e policiais federais durante reintegração de posse em maio de 2013.
O Governo Federal está propondo adquirir as terras dos produtores rurais [sic] porém ainda há informações de como o processo de compra vai ocorrer.
As equipes da Funai fizeram o levantamento com o objetivo de avaliar o valor das áreas.
Depois de medir e tirar fotos das benfeitorias, as informações e dados compõem um relatório. A previsão dos técnicos é que os trabalhos na região sejam concluídos até o dia 20 de outubro.
Como funciona o levantamento
O levantamento das benfeitorias é uma das etapas para calcular o valor de cada propriedade. A primeira fase do levantamento é feita por técnicos da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário (Agraer), que avaliam a topografia das fazendas e elaboram um mapa da propriedade com os marcos territoriais.
A segunda etapa é feita pelas equipes técnicas da Funai que avaliam as benfeitorias. Na última fase, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) calcula o valor da terra nua.