Pablo Neruda: Los versos del Capitán

pablo_nerudaLa Carta en el Camino

Adiós, pero conmigo
serás, irás adentro
de una gota de sangre que circule en mis venas
o fuera, beso que me abrasa el rostro
o cinturón de fuego en mi cintura.
Dulce mía, recibe
el gran amor que salió de mi vida
y que en ti no encontraba territorio
como el explorador perdido
en las islas del pan y de la miel.
Yo te encontré después
de la tormenta, la lluvia
lavó el aire y en el agua
tus dulces pies brillaron como peces.

Adorada, me voy a mis combates.

Arañaré la tierra para hacerte una cueva
y allí tu Capitán
te esperará con flores en el lecho.
No pienses más, mi dulce,
en el tormento
que pasó entre nosotros
como un rayo de fósforo
dejándonos tal vez su quemadura. (mais…)

Ler Mais

Listagem dos brasileiros que estudaram na ‘Escola das Américas’, de 1954 a 1996, com posto, nome e data

Stuart e nome do assassino

Por Revolucionários Eternamente

Fundada pelos Estados Unidos em 1946, a Escola das Américas (em inglês School of the Americas),estava inicialmente localizada no Panamá, mas em 1984 foi expulsa pelos termos do Tratado do Canal do Panamá e foi transferida para a base do exército em Fort Benning, Geórgia. O então Presidente do Panamá Jorge Illueca a chamou de “a maior base para a desestabilização na América Latina”, e um importante jornal panamenho a denominou “Escola de Assassinos”.

Hoje, os instrutores e estudantes da SOA são recrutados na elite do establishment militar latino-americano. A escola treina de 700 a 2.000 soldados por ano, e desde sua criação, em 1946, mais de 60.000 militares se formaram na SOA. (mais…)

Ler Mais

Stuart Angel: verdadeiro nome do principal torturador é descoberto. Vizinha de cela relata a agonia do preso político

Stuart Angel era dirigente do MR-8 e foi preso por agentes da Aeronáutica em junho de 1971. Reprodução
Stuart Angel era dirigente do MR-8 e foi preso por agentes da Aeronáutica em junho de 1971. Reprodução

Por Chico Otavio e Juliana Dal Piva, em O Globo

RIO – Pardo, estatura mediana, suboficial. Por mais de quatro décadas, essas foram as únicas informações conhecidas sobre um dos principais torturadores dos porões do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa), que funcionava junto à Base Aérea do Galeão. Presos políticos que estavam na carceragem à época denunciam com frequência a desenvoltura com que o suboficial “Abílio Alcântara”, de codinome “Pascoal”, participava dos interrogatórios sob tortura nas masmorras do Cisa. E dos guerrilheiros que por ali passaram e conheceram “Pascoal”, apenas um jamais saiu: Stuart Angel Jones. O ex-preso político Alex Polari de Alverga denuncia há 42 anos que presenciou o momento em que o amigo foi preso por agentes da Aeronáutica, na manhã de 14 de junho de 1971, em uma região do Grajaú, na Zona Norte do Rio. Entre eles, “Pascoal.”

“Abílio Alcântara”, porém, nunca existiu. Serviu apenas para esconder a verdadeira identidade do sargento Abílio Correa de Souza. Após o cruzamento de depoimentos de ex-presos com informações em bancos de dados nacionais e internacionais, O GLOBO chegou ao verdadeiro nome sob o qual se escondia o agente. Souza chegou a fazer cursos de inteligência de combate e contraespionagem na conhecida Escola das Américas, no Forte Gulick, no Panamá, em 1968. De acordo com o relato dos presos, ele seria o braço-direito do coronel Ferdinando Muniz de Farias, o “dr .Luis” — homem de confiança do brigadeiro Carlos Affonso Dellamora, comandante do Cisa. Ambos já amplamente denunciados por Alex Polari. (mais…)

Ler Mais

APIB convoca mobilização nacional em defesa da Constituição Federal, dos Direitos Indígenas e da Mãe Natureza

Marca-APIB-versão-final-22-300x284

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), composta pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE), Conselho dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul e pela Grande Assembleia do Povo Guarani (ATY GUASU), que, por sua vez, reúnem na sua base centenas de associações e comunidades indígenas, considerando:

– Que os direitos constitucionais dos povos indígenas, dos quilombolas e de outras populações tradicionais, assim como os seus territórios, encontram-se sob forte ataque por parte de interesses econômicos poderosos, que defendem o seu direito à propriedade mas não respeitam os nossos direitos coletivos à nossa terra sagrada, e ainda querem tomar para si as terras públicas e os seus recursos naturais;

– Que há uma ofensiva legislativa sendo promovida pela bancada ruralista contra os direitos originários dos nossos povos, os direitos de outras populações tradicionais e os direitos de todos os brasileiros ao meio ambiente saudável, por meio de dezenas de projetos de lei e emendas à Constituição – em especial a PEC 215/00, PEC 237/13, PEC 038/99, PL 1610/96 e PLP 227/12 – que afrontam, inclusive, acordos internacionais assinados pelo Brasil, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a Declaração da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas; (mais…)

Ler Mais

MT – ‘Produtores rurais’ e jagunços fecham cidade, queimam casas de retireiros e ameaçam pesquisadores da UFMT, em conflito por terras da União

Casa de retireiro foi queimada em Luciara em conflito por terras da União. Foto: Associação dos Retireiros do Araguaia
Interior de casa de retireiro incendidada em Luciara, em conflito por terras da União. Foto: Associação dos Retireiros do Araguaia

Polícia informou que acesso à Luciara (MT) está impedido há três dias. ‘Fazendeiros’ e retireiros estão em conflito por áreas da União, disse ICMBio.

Por Pollyana Araújo, do G1 MT

Duas casas de moradores de comunidades localizadas em terras da União, em Luciara, a 1.180 quilômetros de Cuiabá, foram queimadas durante um conflito envolvendo retireiros e fazendeiros. Uma delas foi incendiada na manhã deste domingo (22) e outra, de propriedade do presidente da Associação dos Retireiros do Araguaia, Rubem Taverny Sales, na noite de quarta-feira (18). De um lado, os sitiantes defendem a criação de uma reserva florestal e, de outro, outros proprietários de terras temem ser expulsos do local, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A Polícia Militar do município informou ao G1 que os manifestantes, que fazem parte da Associação de Produtores Rurais da Região, estão bloqueando as estradas de acesso ao município desde a última quinta-feira (19). A polícia disse não ter sido comunicada sobre o protesto contra a criação dessa reserva. A reportagem não localizou o presidente dessa associação neste domingo. (mais…)

Ler Mais

Chile lembra 40 anos da morte de Neruda e apura possível assassinato

Neruda.jpgProcesso apura se poeta foi morto pela ditadura de Pinochet. Neruda morreu poucos dias após o golpe que derrubou Salvador Allende

Da AFP/G1

O Chile lembra, na próxima segunda-feira, (amanhã, 23), os 40 anos da estranha morte do Nobel de Literatura Pablo Neruda, com a exumação dos restos mortais e um processo judicial para descobrir se ele foi assassinato pela ditadura de Augusto Pinochet.

Neruda, que além de poeta foi diplomata e senador pelo Partido Comunista, morreu em 1973, 12 dias depois do golpe que derrubou seu amigo, o presidente socialista Salvador Allende.

O atestado de óbito indica um agravamento do câncer de próstata que Neruda sofria como a causa de sua morte. Mas, em abril passado, os restos mortais foram exumados para verificar se ele foi assassinado com uma injeção misteriosa inoculada na mesma clínica onde morreu anos depois o ex-presidente Eduardo Frei, como denuncia o seu ex-motorista Manuel Araya.

Um dia após a morte, Neruda deveria viajar ao México, onde pretendia se exilar e mobilizar a oposição de Augusto Pinochet. (mais…)

Ler Mais

O menino da guerrilha que o Brasil esqueceu

D. Maria mostra a única pista que tem do militar que levou Miraci: o nome e a sigla do 23º Batalhão
D. Maria mostra a única pista que tem do militar que levou Miraci: o nome e a sigla do 23º Batalhão

Garoto de 1 ano foi levado de casa por militares durante a guerrilha do Araguaia em 1972, e nunca mais foi visto. A mãe ainda chora e sonha em encontar o filho roubado

Por Alessandra Mello, no Estado de Minas

São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO) – Faltando 10 dias para completar 1 ano de vida, Miraci Bezerra, um menino “bem alvinho, dos olhinhos quase azuis”, foi levado de sua mãe, dona Maria Bezerra de Oliveira, de 83, na época com 42 anos. Desde então nunca mais foi visto. Era 7 de outubro de 1972. Abandonada pelo marido, dona Maria morava sozinha em Santa Cruz, povoado na zona rural de São Geraldo do Araguaia, no Pará, com seus cinco filhos. “Foi no tempo da guerra”, afirma, se referindo à guerrilha do Araguaia, menção ao rio de mesmo nome na divisa dos estados do Pará e Tocantins (na época Goiás), que batizou um dos maiores focos de resistência ao regime militar na Amazônia. (mais…)

Ler Mais

De surpresa, com banda e música de carnaval, manifestantes “abrem alas” e invadem área externa do Palácio Guanabara esta madrugada!

No início da madrugada do dia 22 de setembro de 2013, após a realização de um Baile de Máscaras na Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes conseguiu de surpresa invadir o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Durante o tempo que passaram nas varandas do edifício, o grupo que foi acompanhado por uma banda, gritava palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral, em ritmo de marchas de carnaval. Alguns manifestantes entraram em um dos halls do prédio e foram retirados rapidamente pela guarda palaciana que no momento da invasão só contava com quatro soldados no plantão. (mais…)

Ler Mais

Eu sou! E você? Este blog também é Xakriabá!

Xakriabá eu também sou

O Povo Xakriabá, maior etnia de Minas Gerais,cansado de esperar a FUNAI e demais órgãos responsáveis,iniciou processo de retomada de seu território no dia 01 de setembro. Desde 2007 relatórios antropológico e fundiário da área reivindicada foram concluídos. Falta vontade política! Enquanto isso, ruralistas incitam preconceito e ameaçam o Povo Indígena. O clima é de tensão

Um pouco da história do Povo Xakriabá, em Eu também sou Xakriabá

Como todos os povos indígenas do Brasil sua história passa a ser contada a partir da origem de seu nome. E com o povo Xakriabá não é diferente.  É definido pelo Handbook of Soth American Indians [1] como filiados ao trônco lingüístico jê, e subdivisão Akwên originários da parte meridional das terras entre o Rio São Francisco e o rio Tocantins. (mais…)

Ler Mais

Presença do negro na educação

gráfico 1

Por Raiz Africana/Raça Brasil

Apesar de ter sido promulgado apenas em 2003, o projeto de transformar a história e a cultura da África em parte permanente da grade curricular brasileira teve uma trajetória longa. Na década de 40, Abdias do Nascimento tratava do assunto no teatro (onde protagonizou “Orfeu da Conceição”, entre outras peças com temática racial), sendo depois exilado durante a ditadura por seu “pensamento subversivo”. Seu exemplo inspirou muitos intelectuais e dramaturgos da cena cultural brasileira, que continuaram o processo de disseminação da identidade afrobrasileira mesmo durante o Regime Militar. Por esse esforço, ganhou-se na Assembleia Constituinte de 88 o devido respeito: as declarações antirracistas impressas na Carta Magna foram, sem dúvida, a maior vitória que a militância alcançou em uma centena de anos.

Anunciados os direitos, surgiu a necessidade de legislação específica para fazê-los existir. Mais 15 anos tiveram que passar antes que os então deputados Esther Grossi e Ben-Hur Ferreira dessem forma à Lei 10.639, que propôs a inclusão nas escolas do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Ela tramitou sob clima hostil nas Casas Legislativas, mas acabou aprovada por deputados e senadores em 2002, tornando-se a primeira lei assinada pelo então presidente Lula. (mais…)

Ler Mais