Índios acamparam em frente ao Piratini para pressionar Executivo a acelerar demarcação de terras
Correio do Povo – O governo gaúcho vai encaminhar, na tarde desta sexta, um ofício aos representantes indígenas, que estão acampados em frente ao Palácio Piratini desde essa quinta-feira, anunciando as próximas medidas adotadas pelo Executivo para tentar solucionar o impasse que envolve a demarcação de terras para as tribos do Estado. A informação foi confirmada pelo secretário da Justiça, Fabiano Pereira.
De acordo com os caciques, há três meses ocorreu uma reunião com o governador Tarso Genro, porém as negociações não avançaram. Algumas áreas já foram demarcadas, mas outras permanecem ocupadas por agricultores.
Em protesto, bloqueios no trânsito já foram realizados durante a manhã em pontos da rua Duque de Caxias e nas imediações da rua Marechal Floriano, no Centro da Capital. Além disso, caso não sejam atendidos, os indígenas prometem bloquear as principais entradas e saídas de Porto Alegre na noite de hoje ou durante o sábado.
Os caciques garantem que 350 integrantes de diversas tribos vão permanecer acampados na Praça da Matriz até que haja uma solução. Sobre a possibilidade de futuros bloqueios, o secretário Pereira ressaltou que respeita a posição dos índios desde que não haja violência.
Haja luta pelo seu território.