“Índio sem Terra, Terra com Sangue”, de Pedro Alves, sobre a luta pelos Territórios Indígenas em MS (para ler online)

Foto capturada do livro "Índio sem Terra, Terra com Sangue", online
Foto capturada do livro “Índio sem Terra, Terra com Sangue”, online

Por Pedro Alves

Estou compartilhando com vocês o pequeno livro-reportagem que escrevi sobre a situação dos indígenas Guarani Kaiowás no Mato Grosso do Sul, intitulado ÍNDIO SEM TERRA, TERRA COM SANGUE. A grande-reportagem está centrada nas mortes matadas, ou seja, nos assassinatos de indígenas e lideranças feitos por jagunços contratados, na sua maioria, a mando de fazendeiros. Nomes de empresas privadas que atuam como milicia no MS, nomes dos mandantes dos assassinatos e relatos dos crimes são denunciados nas páginas deste livro.

O texto que abre o livro é assinado pelo professor indígena Natanael Ñandeva Vilharva Caceres. O prefácio é assinado pelo jornalista e companheiro Fábio Nassif. O projeto gráfico é de autoria do desing João Henrique. Ainda não conseguimos publicar oficialmente, mas estamos tentando articular a publicação. O livro pode ser lido pelo link abaixo. Ainda não está disponível para baixar por conta de algumas questões, mas a leitura e a divulgação é de extrema necessidade. Boa leitura !

SINOPSE: “Era um sábado de janeiro de 2003. Diversas famílias indígenas Guarani Kaiowá retornavam a terra indígena Taquara, localizada no munícipio de Juti, estado do Mato Grosso do Sul. A força do agronegócio havia expulsado o povo de sua terra tradicional duas vezes nos últimos três anos. Mas o grito era de resistência. Carregaram lenha, juntaram seus pertences e levantaram os barracos. Os rezadores deram início a reza pedindo a Ñanderu a proteção para mais uma batalha em defesa da mãe-terra. Os cantos se estenderam até a meia noite, rompendo o dia 13 de janeiro.

Tudo estava calmo na retomada da aldeia Taquara. Por volta das 2 horas da manhã do dia 13, os indígenas escutaram o ronco de caminhonetes, porém pelo trazer do vento, os carros pareciam estar distantes. Engano. As luzes dos faróis das caminhonetes tipo Toyota se acenderam bruscamente e os tiros começaram a ser disparados”.

Em menos de dez anos, mais de 273 lideranças indígenas Guarani Kaiowás foram assassinadas no Mato Grosso do Sul (MS) a mando de fazendeiros. Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais mata indígena em conflito pela terra, atingindo índices de assassinatos superiores aos da guerra no Iraque. Muito destes crimes estão impunes e se repetem a cada dia. Este livro-reportagem narra algumas histórias que revelam a situação a qual vivem os Guarani Kaiowás, uma situação de confinamento, ameaças de morte, atropelamento, assassinatos e, principalmente, resistência.

Leia o livro na íntegra :

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.