RJ – Apresentação do Parecer Final do Grupo de Trabalho Acadêmico Profissional Multidisciplinar (GTAPM) sobre a Vila Autódromo, 26/08, às 18h

vila-autodromo logoPor Carlos Vainer*

A Prefeitura do Rio de Janeiro tem anunciado sua decisão de promover a remoção da Vila Autódromo a pretexto da realização dos Jogos Olímpicos. Esta comunidade, com cerca de 450 domicílios, situada à beira da Lagoa de Jacarepaguá, contígua ao antigo Autódromo, já demolido, tem sido ameaçada de remoção desde 1993. Ao longo dos anos, várias têm sido as razões alegadas: poluição paisagística e visual, área de risco, instalações para os Jogos Pan-Americanos, ameaças à segurança da Vila Olímpica, implantação do Parque Olímpico, necessidade de passagem de uma alça viária ligando a Transolímpica e a Transoeste, passagem da Transolímpica, necessidade de instalar estacionamento e Centro de Mídia do Parque Olímpico, alargamento de avenidas.

A pacífica e laboriosa comunidade da Vila Autódromo vive na insegurança, não obstante ser área legalmente ocupada, em virtude de concessão de direito real de uso pelo prazo de 99 anos, outorgada pelo Estado do Rio de Janeiro, antigo proprietário da área.

Frente às ameaças e falta de informação, a Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo (AMPAVA) decidiu elaborar um plano alternativo à remoção. O Plano Popular da Vila Autódromo – Plano de Desenvolvimento Urbano, Econômico, Social e Cultural, para cuja elaboração a Comunidade contou com a assessoria técnica de profissionais, professores, pesquisadores e estudantes do NEPLAC/ETTERN/IPPUR/ UFRJ (Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do NEPHU/UFF (Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense).

No dia 16 de agosto, em audiência com o Prefeito do Rio de Janeiro, Ilmo Sr. Eduardo Paes, a AMPAVA apresentou-lhe o Plano Popular da Vila Autódromo e solicitou que este fosse implementado, em lugar da remoção forçada. Na ocasião, foi proposta ao Prefeito a constituição um Grupo de Trabalho Acadêmico Profissional Multidisciplinar (GTAPM), com representantes de entidades idôneas comprometidas com questões relativas ao desenvolvimento urbano, desenvolvimento social e à moradia, para que elaborasse um laudo técnico avaliando os planos da municipalidade e da AMPAVA.

O Prefeito nunca respondeu a essa proposta. Em consequência, a AMPAVA dirigiu-se a várias entidades para convidá-las a integrar o Grupo de Trabalho Técnico, Acadêmico e Professional. Aceitaram o convite e integraram o GTAPM: Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SENGE), Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SARJ).

Instalado em 11 de março de 2013, na sede do IAB, o GTAPM, após vários meses de trabalho técnico, entrevistas, estudos, levantamentos, elaborou seu parecer final.

Vimos convidá-lo a participar do evento em que o Parecer Final do Grupo de Trabalho Acadêmico Profissional  Multidisciplinar (GTAPM) sobre a Vila Autódromo será tornado público, em reunião aberta a realizar-se na 2ª feira, 26 de agosto, as 18 horas, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo.

* Carlos Vainer, Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.