Perú: Ignorar informe sobre Lote 88 puede conllevar la extinción de población en aislamiento

peru - índios isoladosEl gobierno habría elegido obtener las rentas de hidrocarburos a la vida de pueblos en aislamiento y contacto inicial.

Servindi, 18 de agosto, 2013.- ¿Qué valen más, los hidrocarburos que hay en el lote petrolero 88 en el proyecto Camisea en Cusco, Ucayali y Madre de Dios, o la vida, la salud y la subsistencia de los pueblos indígenas en aislamiento voluntario y contacto inicial (PIAVCI) que viven en esta reserva territorial? ¿Las rentas que se obtendrán por la explotación del gas justifican la extinción física y cultural de éstos pueblos?

Estas son algunas preguntas esenciales que el abogado Juan Carlos Ruiz Molleda, se plantea y responde en un artículo difundido por el boletín Justicia Viva que edita el Instituto de Defensa Legal (IDL).

El joven constitucionalista observa que todo parece indicar que el gobierno presidido por Ollanta Humala Tasso “quiere desconocer un informe técnico hecho por su propia administración (…) para consumar la ejecución del proyecto de ampliación de operaciones en el lote 88?. (mais…)

Ler Mais

Bolivia: Hombre más longevo del mundo es un indígena aimara

Nació en 1890 y el secreto de su longevidad está en el trabajo rural y la alimentación a base de quinua, coca y oca.

Servindi, 18 de agosto, 2013.- El ciudadano aimara Carmelo Flores Laura ha sido identificado como el hombre más longevo del mundo al contar con 123 años, afirmaron esta semana autoridades de la gobernación del departamento de La Paz, en Bolivia.

El anuncio se efectuó luego que una delegación del gobierno paceño visitara la comunidad de Frasquia, en la provincia Omasuyos, para verificar su partida de nacimiento y cédula de identidad y en la que se confirma que Carmelo Flores Laura nació el 16 de julio de 1890 en Frasquia. (mais…)

Ler Mais

Eternit é processada em R$ 1 bilhão por contaminação com amianto

Ex-funcionários. João Batista Momi (à direita) , Elizer João de Souza (à esquerda) e Doracy Maggion trabalharam na Eternit e hoje lutam por reparação. Foto:  Marcos Alves
Ex-funcionários. João Batista Momi (à direita) , Elizer João de Souza (à esquerda) e Doracy Maggion trabalharam na Eternit e hoje lutam por reparação. Foto: Marcos Alves

Por Evandro Éboli, em O Globo

BRASÍLIA — O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública na 9ª Vara do Trabalho, em São Paulo, contra a Eternit, pedindo R$ 1 bilhão por dano moral coletivo. É o maior valor pedido pelo MPT numa ação por danos morais. Os procuradores acusam a empresa de ser a responsável pela contaminação de centenas de empregados da unidade de Osasco (SP) que ficaram expostos ao amianto e de não dar assistência médica devida a eles. A fábrica funcionou por 50 anos e fechou suas atividades em 1993.

O amianto é usado na fabricação de telhas e caixas d’água. É um produto cancerígeno e que causa graves problemas respiratórios. A asbestose, doença causada pela inalação do amianto, é também conhecida como geradora do “pulmão de pedra”.

Na ação, ajuizada no fim de julho, o MPT exige que a Eternit convoque os antigos empregados para exames periódicos em anúncios nas maiores redes de TV, com inserções diárias em horário nobre — entre 12h e 13h e 20h30m e 21h30m — durante duas semanas. Os procuradores querem também que essa convocação se dê nos principais jornais, num espaço que ocupe um quarto da página. Uma espécie de recall de vítimas do amianto. (mais…)

Ler Mais

RJ – Chefe de UPP será afastado após sumiço de Amarildo

amarildo uppPor Marco Antônio Martins, na Folha

O major Edson Santos, comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), da Rocinha, na zona sul do Rio, será afastado do cargo. A decisão é do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, e do coordenador das UPPs, o coronel Frederico Caldas. Para substituir Santos, o nome mais cotado é o da major Pricilla Azevedo, primeira comandante de uma UPP no Rio, em 2008.

Desde o início das investigações sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, 43, Beltrame vinha discutindo a possibilidade de afastar o major Santos. O secretário relutava em tomar a decisão para que ela não fosse vista como uma espécie de condenação prévia do policial e da unidade.  (mais…)

Ler Mais

[Caros Amigos] Justiça Federal reconhece fraude na privatização da Vale

vale_minasPor Hum Historiador

Publicada na Caros Amigos em junho de 2013, notícia dá conta de que a justiça federal reconhece que houve fraude na privatização da Vale e que Fernando Henrique Cardoso (FHC) é réu no processo. Veja íntegra abaixo:

PROCESSO FOI REABERTO NO FIM DO ANO PASSADO E JUÍZES MANTIVERAM DECISÃO

Por Maíra Kubík Mano, da Rede Democrática

Em 16 de dezembro do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, anulou a decisão judicial anterior e reabriu o caso, possibilitando a revisão do processo. “A verdade histórica é que as privatizações ocorreram, em regra, a preços baixos e os compradores foram financiados com dinheiro público”, afirma Selene. Sua posição foi referendada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Marcelo Albernaz, que compõem com ela a 5ª turma do TRF. (mais…)

Ler Mais

Dourados, MS – Segundo tempo: a Aldeia Jaguapiru, a Anistia, o governo e um convite à cizânia

Tonico Benites na Aty Guasu em Jaguapiru, em 8 de agosto de 2013. Foto: Tania Pacheco
Tonico Benites explica a proposta do gonero à Aty Guasu, em 8 de agosto de 2013. À esquerda dele, o cacique Getúlio; à direita,  Marco Antônio Delfino de Almeida, do MPF. Foto: Tania Pacheco

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No que chamei de ‘primeiro tempo’, falei do I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, aberto no mesmo dia em que, na Casa de Reza da Aldeia Jaguapiru, os Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Guarani-Inhandeva e Kiniknau recebiam o Secretário Geral da Anistia Internacional e seus diretores no Brasil e no Reino Unido. Essa visita, que começou pela manhã e terminou no final da tarde de 7 de agosto, mereceu um post rápido que, embora produzido em condições adversas, permitiu divulgar não só o encontro do cacique Getúlio e demais lideranças da Aty Guasu com Salil Shetty, como as falas de Valdelice Verón, do cacique Elpídio e do próprio Shetty. Para quem quiser (re)ver, o material está em MS – Lideranças Guarani Kaiowá, Terena e de outras etnias recebem Salil Shetty e outros membros da Anistia Internacional.

Assim como os organizadores do Encontro, quando aceitei o convite, meses atrás, eu não tinha como saber que o Secretário Geral da Anistia viria ao País nessa época, e que Átila Roque, diretor no Brasil, sugeriria a ele a visita aos Guarani-Kaiowá e outros parentes. Também não sabíamos (nem a Anistia) que o governo marcaria uma reunião em Brasília no dia 7, para apresentar a prometida proposta aos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, ‘roubando’ assim alguns participantes das primeiras mesas do Encontro. Mas o resultado de tudo isso foi eu ter o privilégio de viver, em Dourados, alguns dos mais ricos momentos que me aconteceram ultimamente. (mais…)

Ler Mais

27 anos sem Mãe Menininha: Líderes religiosas falam sobre intolerância religiosa

Mãe Menininha do Fantois. Foto: Luciano Andrade
Mãe Menininha do Fantois. Foto: Luciano Andrade

Por Palmares em Raiz Africana

Olorum¹ quem mandou essa filha de Oxum tomar conta da gente e de tudo cuidar. Olorum quem mandou ô ô”. Quem lê esses versos de Dorival Caymmi (1972) logo se lembra de uma das mais respeitadas e reconhecidas mães de santo do Brasil: Menininha do Gantois, um dos símbolos da luta contra o preconceito e a intolerância religiosa. No dia 13 de agosto marcou os 27 anos do seu retorno ao Orum² e as yalorixás Mãe Beata de Yemanjá e Makota Valdina contam como, por meio do trabalho que realizam, mantém vivo o legado de Mãe Menininha do Gantois. (mais…)

Ler Mais