SP – Caciques do Litoral Sul explicam suas queixas contra a Sesai, e MPF de Santos promove reunião às 14h de hoje, para buscar solução para o impasse

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Está prevista para hoje, às 14 horas, a reunião de representantes das aldeias indígenas do sul de São Paulo com a Sesai e o Ministério Público, na sede do MPF em Santos. A reunião tem por objetivo resolver o impasse criado entre o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul e os indígenas, que reclamam dos serviços ‘prestados’ pela Sesai. Como explica o cacique Antônio da Silva, da aldeia Awá de Ubatuba, o litoral sul de São Paulo tem, ao todo, 8.500 índios, divididos por 44 aldeias, e as reclamações são tantas, que a volta da Funasa como responsável pela saúde indígenas chega a ser um pedido aparentemente unânime.

Ontem publicamos a “Declaração dos povos indígenas sobre a ocupação do Polo de Saúde (Sesai) em Itanhaém” (link abaixo). Como explica o manifesto, no dia 15, o Polo Base de Peruíbe havia sido ocupado por representantes de povos indígenas para exigir atendimento decente nas aldeias. Após algumas negociações com a Funai, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, o Polo foi desocupado, sendo proposta uma reunião na quarta-feira, 17, com o Coordenador do DSEI, Paulo Camargo.

Entretanto, segundo as lideranças indígenas, não só o Coordenador faltou à reunião, como a Sesai passou a tentar se eximir de suas obrigações acusando a Funai de estar fomentando as queixas quanto às suas falhas no atendimento médico às aldeias. Finalmente, Paulo Camargo tentou marcar a reunião para a tarde de sexta-feira, 19. Os indígenas entenderam que a escolha da hora era uma forma de evitar as cobranças e o debate sobre queixas e alternativas. Recusaram, então, a proposta e partiram para a segunda ocupação, agora do Polo de Itanhaém.

A Declaração dos povos indígenas sobre a ocupação do Polo de Saúde (Sesai) em Itanhaém pode ser acessada clicando no seu título. Em seguida, depoimentos de mais duas lideranças indígenas (na matéria de ontem foi divulgada a primeira), sobre a questão: o caciques da aldeia de Peruíbe e o representante dos indígenas urbanos de Guarulhos, anteriormente cacique da aldeia de Bananal.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.