Telma Monteiro: Ibama autoriza coleta e captura de animais para EIA da hidrelétrica Jatobá, no Tapajós, em terras Munduruku

Telma Monteiro: “Ibama autoriza a Concremat a fazer coleta e captura de material biológico para os estudos ambientais da Hidrelétrica Jatobá, no Tapajós. O governo não prometeu em acordo com os Munduruku que iria suspender os estudos até que eles fossem ouvidos?”

Abaixo, a autorização do Ibama à Concremat, assinada ontem, 15 de julho, e válida por oito meses. Os animais devem ser coletados em diferentes pontos Tapajós e, depois, encaminhados aos Museus Emilio Goeldi ou Zoológico da Universidade Federal do Pará. Abaixo, os documentos compartilhados por Telma Monteiro:

Ibama 1

Ibama 2Ibama 3Ibama 4

 

Comments (2)

  1. Matéria postada! Obrigada. Se der para enviar o cartaz ainda hoje, postamos amanhã cedo…

  2. ANAPU SE PREPARA PARA A 8ª ROMARIA DA FLORESTA

    Romaria da floresta em Anapu mobiliza o campo na transamazônica e Xingu

    O Comitê Dorothy Stang, grupo formado por religiosos e religiosas de diversas congregações e ativistas dos direitos humanos, criado com o apoio da conferência dos religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ambientalistas, associações, sindicatos e agricultores e agricultoras dos projetos de desenvolvimento sustentável de Anapu – PDS Esperança e PDS Virola Jatobá, promovem do dia 18 a 21 de julho, a 8ª Romaria da Floresta em Anapu.

    A romaria da floresta celebra o compromisso de defender a preservação da floresta, e homenageia a memória, a vida, o sonho e a missão religiosa de Dorothy Stang, assassinada em Anapu no dia 12 de fevereiro de 2005, por defender a implantação dos projetos de desenvolvimento sustentável – que alia a agricultura familiar à preservação da floresta amazônica – contrariando interesses de setores do agronegócio.

    Em fevereiro desde ano a romaria da floresta foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, pela Assembléia Legislativa do Estado, este mesmo poder em 2004 concedeu a Dorothy Stang o titulo de Cidadã Paraense.

    A caminhada começa na cidade, no Centro de Formação São Rafael, a margem do Rio Anapu, onde Dorothy desenvolvia um projeto de educação ambiental, local onde o corpo da missionária esta sepultado, e segue até o local onde foi assassinada dentro do projeto de desenvolvimento sustentável Esperança, a 55 km de Anapu. Dorothy tornou-se símbolo da luta em favor dos trabalhadores rurais, da defesa dos direitos humanos e preservação do meio-ambiente.

    Por Sandro Macedo – Blog Anapu em Foco
    http://anapuemfoco.blogspot.com.br/
    Caso se interesse, o cartaz do evento pode ser solicitado através do e-mail [email protected], para ilustração da matéria

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.