Vamos ter claro: o PLP 227 não acabou! Nós vencemos este round, mas eles recuaram para mudar de estratégia!

Constituição 1988A luta está longe de ter terminado… Aliás, talvez agora, nesse novo formato, fique ainda mais complicada! Temos que ter isso bem claro e agir antes mesmo de agosto. Essa comissão não nos interessa! É dar a eles a chance de se organizar e, como fizeram em outras ocasiões, procurar ganhar a guerra na surdina. O PLP 227 tem que ser sumariamente engavetado, rasgado, queimado! E sem substitutos! Comissão é fria! Nada de PLP 227! E, se você tem dúvidas porque não teve tempo ainda para ler com calma o Projeto de Lei, posto abaixo uma excelente síntese enviada por Susan de Oliveira. (Tania Pacheco).

O PLP 227, em tramitação na Câmara dos deputados em regime de urgência, é um projeto da bancada ruralista e visa suprimir o artigo 231 da Constituição Federal “Dos Índios”. O seu teor, como se pode deduzir, é abominável. Li o projeto de lei ontem e resumi a minha opinião em dois tuítes: 

  1. O PL 227 que está tramitando em urgência propõe anular “teoria do indigenato” em favor do “fato indígena” que transforma índios em posseiros.
  2. O PL 227 anula ancestralidade cultural, portanto retira direito dos índios de serem índios e os insere na lógica agropecuária do uso da terra.

O relatório não trata, portanto, apenas de propor a supressão de um artigo da Constituição que elimina os direitos indígenas e suas formas de identificação e proteção jurídica, mas a coisa é tão medonha que contém todas as diretrizes para a transformação dos indígenas em trabalhadores rurais, primeiramente posseiros e, brevemente, em trabalhadores sem-terra. 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.