CE – Carta de solidariedade a comunidade do Cumbe frente à criminalização que sofre por defender seu Território

As comunidades e organizações internacionais, membros  da  RedManglar,  expressam sua solidariedade  à  comunidade do Cumbe  e, ao mesmo tempo, expressam repúdio às ações de criminalização  impetradas contra a comunidade pelos interesses particulares do empresário Rubens Gomes dos Santos.

Apoiamos a denúncia  popular em  defesa  do território da comunidade do Cumbe que, desde 2004, é vítima das ações tomadas  por Gomes dos Santos, que tem tentado por  todos os meios reativar  de maneira ilegal uma fazenda de camarão abandonada, recorrendo  inclusive  ao desmatamento do  mangue que já se  recuperava  após anos de abandono da fazenda.

A RedManglar Internacional apela às autoridades governamentais do Brasil, especialmente ao  Governo Municipal através  do Prefeito de Aracati Ivan Silvério, oficiais de justiça e direitos humanos, pela garantia dos direitos humanos da população do Cumbe. Demandamos que sejam implementadas, urgentemente,  as medidas necessárias para garantir os direitos fundamentais da comunidade  em oposição aos interesses particulares e individuais do referido empresário. Tudo isso tendo como base os preceitos legais  internacionais do direito à vida, cultura, saúde, segurança,  ao ambiente saudável e à conservação das terras que possuem.

Ressaltamos que o direito ao território, baseado na propriedade coletiva da terra, é fundamental para o desenvolvimento local e  comunitário. Considerando que os ecossistemas marinho-costeiros, como manguezais, são produtores de bens naturais dos quais dependem as comunidades locais, como é o caso do Cumbe.

Nesse sentido, expressamos nossa solidariedade e apoio à comunidade do Cumbe, frente a estes lamentáveis acontecimentos,  ao mesmo tempo  em  que nos  unimos  àoutras organizações e redes que apoiam a luta desta comunidade.

Envie sua assinatura de apoio e solidarieda de para o e-mail: [email protected]

Secretaría Ejecutiva Redmanglar Internacional 2011 – 2013

COGMANGLAR
Ciudad Guatemala, Centroamérica
28 calle 17-37 zona 12, Condominio El Rosario, Tel. (502) 2476-8663.
[email protected]

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Comments (1)

  1. Desde Uruguay felicito que se organicen para defender sus elementales derechos.El rascismo es apenas una de las múltiples formas de la discriminación, que …es una estratégia politica de dominación de masas, para mejor explotarlas.Naturalmente se van a encontrar con el gran inconveniente de que la organización Politica del Estado,obedece al Sistema Capitalista,por lo que éste no hará nada que no obedezca a sus pautas politicas,y no sólo eso,sino que como ya se ha visto y vé,criminaliza todo aquello que que atenta contra esa ideología…por lo que,esas organizaciones sociales como la vuestra, es un paso previo,antes de que se den cuenta de que lo que en realidad hay que hacer…es re-definir la carta fundamental del Estado.ó sea la Constitución…ó lo que es mejor :Re fundar el Estado con otras pautas sociales, que tienen que ser concensuadas previamente, es un proceso,que generalmente no es corto,requiere de toda una logística,y una organización especial…principio quieren las cosas,pero lo que de todas formas no va a funcionar por obvias razones es:pedirle a los enemigos de ese orden en propuesta …que cambien sus INTERESES. Un abrazo Charrúa desde Uruguay.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.