“O Brasil perdeu sua chance de ser virtuoso e protagonizar um papel relevante na COP6”

COP6

Por Fernanda Giannasi

Hoje tive vergonha de ser brasileira… O Brasil perdeu sua chance de ser virtuoso e protagonizar um papel relevante na COP6 – Conferência das Partes da Convenção de Roterdã.

Foi tremendamente doloroso ver o Brasil se somar com seu silêncio obsequioso aos sete países menos democráticos do mundo que foram contrários à obrigatoriedade de os exportadores de amianto informarem aos compradores os riscos associados à fibra cancerígena.

Em uma emocionante demonstração em Genebra, HOJE, 135 países levantaram as bandeiras em apoio à inclusão do amianto crisotila na lista dos tóxicos, sob aplausos e muita emoção.

COP6 II

Ficaram isolados os 7 promotores da morte: Rússia, Cazaquistão, Índia, Ucrânia, Vietnã, Quirguistão e Zimbábue.

O Brasil em seu silêncio obsequioso se somou aos sete promotores da morte que não levantaram as bandeiras pela inclusão do amianto na lista para PIC.

Hoje tive vergonha de ser brasileira… Vendo a delegação brasileira se omitir pela quarta vez, perdendo sua grande oportunidade de protagonizar um papel de destaque em defesa do direito à vida, ao meio ambiente saudável e equilibrado, negando o direito à informação para os compradores do amianto  que o Brasil vende ao mundo como o segundo maior exportador que é da fibra assassina.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.