Por Haceldama Borba
Com a missão de resgatar a verdade, a memória, a justiça e trazer à tona nomes de pessoas que participaram no período da Ditadura Militar da prática de torturas, perseguição, censura e crime contra os profissionais da imprensa, foi instituída na noite da última sexta-feira (03), pelo Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, a Comissão de Verdade dos Jornalistas do Estado da Paraíba.
A Comissão da Verdade dos Jornalistas paraibanos que funcionará nos mesmos moldes da Comissão Nacional da Verdade foi composta pelos jornalistas João Manoel de Carvalho ( Editor do Jornal Contraponto), Tâmara Duarte (Assessora de Imprensa do IPHAEP), pelos professores da UEPB, Eduardo Fernandes, e da UFPB, Anelsina Fiqueiredo, além do próprio presidente do Sindicato, Rafael Freire.
Conforme Freire, a Paraíba foi o 28º Estado a constituir sua Comissão e deverá assim como as outras já constituídas no país apurar as perseguições sofridas pelos profissionais de comunicação, a censura aos veículos e eventuais colaborações dos meios de comunicação com a ditadura. (mais…)