Comunidade Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo lança Ponto de Leitura Ancestralidade Africana em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Resultado de parceria entre a SEPPIR e a FBN/MinC, a ação visa apoiar e estimular iniciativas culturais voltadas para a promoção, preservação e divulgação da história e cultura africana e afro-brasileira.
Mais um Ponto de Leitura Africana é lançado no país. Desta vez, no Rio de Janeiro, na Comunidade Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, em São Gonçalo. O espaço integra o programa Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil e será lançado nesta sexta-feira (3/05), às 14h. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e a Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura (FBN/MinC). Além deste, outros nove Pontos estão em funcionamento em comunidades tradicionais, quilombos e terreiros de diferentes cidades brasileiras.
Na ocasião, também será exibido o curta-metragem iCandomblé dirigido por João Velho. O vídeo mostra a relação entre tradição e inovação no Candomblé como resultado da constatação do impacto da globalização na troca de conhecimentos entre os adeptos do culto aos Orixás de todo o mundo. (mais…)