Organizado pelo COMIN (Conselho de Missão entre os Índios), o Abril Indígena do Acre de 2013 será dedicado aos Kaiowá, começando pelo lançamento de uma bela publicação sobre eles, organizada por Cledes Markus com tiragem de 35 mil exemplares. O livro se divide em duas parte – uma dedicada a adultos e outra a crianças/estudantes -, e pode também ser baixado clicando no seu título: “KAIOWÁ: Um povo que caminha“.
Ainda sobre os Kaiowá, estão disponibilizados dois artigos de Graciela Chamorro, professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados: “Imagens espaciais utópicas: Símbolos de liberdade e desterro nos povos guarani“, sobre aspectos da mobilidade indígena, e “Rezar com os pés: Uma experiência teológica do espaço“. Outros documentos podem ser baixados diretamente do saite do COMIN.
No dia 12 de abril, às 19 horas, haverá um debate sobre “Financeirização da natureza e espoliação dos territórios indígenas e camponeses na Amazônia”. O evento será no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre, e dele participarão representantes da FEPHAC (Federação do Povo Hunikuin do Acre); do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Xapuri; da Regional Amazônica do CIMI; e do CFCH/UFAC (Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre). A entrada será aberta ao público.
–
Baseado em informações enviadas por Ana Patira para Combate ao Racismo Ambiental.


Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando
gostaria de saber como faço para adquirir um exemplar do livro kaiowá um povo que caminha, sou academico de direito e pretendo me engajar na defesa dos irmãos indios até porque sou descente de indios, um abraço a todos do cime e parabéns pelo brilhante livro.