Nota do Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói

Nota: Gostaria de saber se @s professor@s, alun@s e funcionári@s da UFF não vão se manifestar!!! Neste momento, sinto vergonha da universidade onde um dia me orgulhei de estudar! (Tania Pacheco)

“Prezado Sr. Reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto de Souza Salles,

Prezados integrantes do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense,

O Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói vem, por meio da nota, expressar sua preocupação e reprovação com a divulgação de uma parceria desta Universidade Federal Fluminense com o Clube Militar, para a realização de evento intitulado “Luta Armada no Brasil e o Dever do Estado”, realizado no dia 14 de março, às 14h 30min, na sede do Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro.

Trata-se de evento com falas restritas a posições defensoras do golpe civil-militar e da violência sistemática de Estado contra a resistência política – neste momento próximo a data do golpe de 1964, que segmentos conservadores insistem em comemorar anualmente.

O debate sobre a ditadura é necessário e a universidade tem um papel importante neste processo, devendo promover espaços plurais e comprometidos com a verdade sobre este passado que tanto repercute e se reproduz no presente na sociedade brasileira. Uma visão crítica ao golpe civil-militar e promotora de direitos humanos deveria ser contemplada.

Lamentamos, também, que a UFF ao invés de empreender ações no sentido de esclarecer fatos sobre o passado – com a criação uma comissão da verdade interna, tal como outras universidades têm empreendido – venha a manifestar apoio a uma postura pró-golpe. Os direitos humanos não podem uma vez mais ser desconsiderados neste debate, como foram durante anos pelos sucessivos governos pós-ditadura, que ocultaram e se desresponsabilizaram dos crimes de lesa humanidade.

Enfatizamos que não nos calaremos diante de movimentos antidemocráticos e enaltecedores do que foi da ditadura civil-militar no Brasil, especialmente quando organizados e apoiados pela universidade pública brasileira.

Atenciosamente,

Coletivo RJ memória, Verdade e Justiça
Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói”

Compartilhada por Sonia Guarani Kaiowá Munduruku.

Comments (1)

  1. Nota à Comunidade Acadêmica

    Em razão da recente divulgação do suposto apoio do INEST/UFF ao evento realizado no Clube Militar intitulado A Luta Armada e o Dever do Estado, gostaríamos de esclarecer que tal apoio não ocorreu, sendo o nome do nosso Instituto usado indevidamente, à revelia de nosso consentimento, formal ou informal.

    Conforme consta no projeto de criação desta unidade, aprovado pelo Conselho Universitário da UFF, o INEST é uma instituição pública não partidária e plural, que tem como principal meta servir à sociedade brasileira como um todo. Seu maior compromisso é, desse modo, com a universidade republicana e democraticamente organizada. Identificada, inabalavelmente, com tais postulados, a prática acadêmica do INEST jamais abrirá mão da defesa do Estado Democrático de Direito, do respeito aos direitos humanos e do direito inalienável dos povos à sua memória histórica. Neste sentido, expressamos o nosso repúdio a toda e qualquer forma de autoritarismo.

    Niterói, 18 de março de 2013.
    Professores do INEST/UFF

    NB – A Nota acima está disponível, também, no Portal do INEST/UFF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.