Marco Feliciano é alvo de protesto em culto para o qual convocara apoio até em vídeo, em Ribeirão Preto

Manifestantes protestam em frente a templo da igreja do deputado Marco Feliciano (PSC-SP); pastor que preside Comissão de Direitos Humanos da Câmara é alvo de protesto antes de culto em Ribeirão Preto

Leandro Colon

O deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi alvo de novo protesto, desta vez em Ribeirão Preto, cidade que abriga uma das principais filiais de sua igreja evangélica, a “Catedral do Avivamento”.

Eleito semana passada para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Feliciano anunciou um grande ato de oração no culto desta segunda-feira, quando costuma gravar seu programa de televisão. A ideia é responder aos ataques que vem sofrendo nos últimos dias.

Até pouco antes do início do culto, porém, o efeito da convocação de Feliciano era o contrário: pouca gente dentro da igreja, e mais de 200 pessoas do lado de fora protestando contra sua eleição para a comissão da Câmara.

Os manifestantes entoavam gritos contra o deputado e seguravam cartazes dizendo “Fora preconceito”, “Almadiçoado é o seu preconceito”, entre outras coisas.

O pastor vem sofrendo resistências e protestos por parte de grupos de defesas de minorias. Ele é acusado de ser racista e homofóbico. Ele foi indicado pelo seu partido, o PSC, para a presidência da comissão. A vaga pertence à legenda em razão de acordos políticos na Câmara.

Feliciano declarou em 2011 que os “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”. Depois, afirmou ter sido mal compreendido. O pastor alega que não é homofóbico, mas diz ser contra o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo.

A polêmica em torno do nome de Feliciano aumentou depois da divulgação de um vídeo em que ele aparece pedindo a senha do cartão bancário de um fiel. “É a última vez que eu falo. Samuel de Souza doou o cartão, mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir o milagre para Deus e Deus não vai dar. E vai falar que Deus é ruim”, diz durante a celebração na igreja. No vídeo, Feliciano incita os fieis a doarem R$ 1.000, mas para quem não pode oferecer toda a quantia, o pastor pede R$ 500.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1244583-pastor-que-preside-comissao-e-alvo-de-protesto-em-culto-em-ribeirao-preto.shtml

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.